E-commerce: 5 motivos para investir nessa estratégia

Você provavelmente já ouviu falar no termo “E-commerce”, certo?

É correto dizer que esse conceito está relacionado ao processo de vendas online, mas também é necessário ressaltar que ele não se restringe somente a isso. Esse segmento do mercado é uma ótima opção para aqueles que trabalham com marketing digital e publicidade.

Além disso, o seu entendimento é indispensável para traçar estratégias e compreender as métricas do seu negócio e, consequentemente, atingir novas metas de sucesso pré-estabelecidas pela empresa. Neste post, você consegue aprender um pouco mais sobre o assunto.

O que é e-commerce?

Pode-se entender o conceito de e-commerce, ou comércio eletrônico, como os negócios responsáveis por estruturar os diferentes processos de compra e venda realizados na Internet. Assim, todas as transações comerciais são realizadas por meio de ferramentas online.

Por esse caminho, fica fácil compreender que esse conceito é muito mais amplo do que apenas dizer que envolve a criação de um site, por exemplo. Trata-se de um tipo de empreendimento que se diferencia pela sua estrutura de funcionamento que, por sua vez, é direta e altamente relacionada ao digital.

É importante ressaltar também que o e-commerce realiza a digitalização integral de dois processos básicos, que são a venda e o atendimento ao cliente. Isso agrega alguns outros efeitos no seu serviço, como a possibilidade de executar outras automações, a exemplo do marketing, o controle de finanças e estoque, etc.

Dessa maneira, ele facilita e agiliza o trabalho de gestão em muitas frentes. Por outro lado, também apresenta como um de seus efeitos a maior eficiência estratégica em questão de logística.

Como é o seu funcionamento?

O E-commerce funciona de forma bastante similar a uma loja física, o que muda é a forma pela qual se dá o contato entre o cliente e o lojista, já que nessa modalidade tudo acontece virtualmente. O funcionamento geral pode ser dividido em quatro etapas básicas, as quais são listadas logo abaixo: 

  • Execução do anúncio dos produtos em alguma plataforma qualquer;
  • Os pedidos são recebidos pelo lojista;
  • O pedido começa a ser processado e, então, preparado;
  • O produto é, enfim, enviado. 

Esses princípios são a base para uma boa e correta condução do seu E-commerce, o que te garante um crescimento positivo e vantajoso a longo prazo para o seu negócio. Ademais, vale lembrar que o planejamento e a validação do negócio são as chaves para uma loja virtual de sucesso e consolidada no mercado.

A lógica desse tipo de serviço virtual é relativamente simples.

Em primeiro lugar, o vendedor escolhe e define o seu mercado, para que assim ele possa comercializar seus produtos na internet. Os mecanismos de apoio podem variar de acordo com as necessidades do próprio lojista. As redes sociais, uma conta na plataforma do Mercado Livre ou até mesmo o seu próprio site são um ótimo exemplo de artifícios que podem te auxiliar na execução do seu projeto.

Vantagens de ter um um E-commerce

De forma bastante objetiva, pode-se dizer que as principais vantagens de se ter uma loja virtual são as seguintes:

  • Crescimento significativo do alcance da empresa e prospecção de novos clientes em mercados, os quais ainda não foram atendidos;
  • Possibilidade de aumento do ticket médio e/ou a frequência de compra, mantendo o atendimento de clientes já existentes
  • Mensuração exemplificada dos resultados do serviço de e-commerce, o que abre portas para análises mais detalhadas e aprofundadas sobre os tópicos
  • Aproximação com os clientes atuais e também potenciais
  • Posicionamento estratégico frente ao mercado – consumidores, fornecedores e concorrentes.

5 motivos para investir nessa estratégia

O e-commerce, como visto até aqui, cria uma rede de novas possibilidades de negócios para a sua empresa. Desde o aumento da confiabilidade de clientes já mantidos no seu mercado, até a ocupação de espaços no setor antes não atingidos pelos seus serviços.

É totalmente válido afirmar todos os seus benefícios, mas se você ainda tem dúvidas sobre o seu funcionamento, leia a seguir os 5 maiores motivos para ter uma estratégia de E-commerce.

  1. Maiores investimentos: no começo da operação, você tem a opção de trabalhar diretamente de casa, sem se preocupar com uma equipe, sem burocracia e até mesmo sem estoque (se for o caso). 

É fato que todos esses elementos reduzem o seu custo, já que, ao contrário do que aconteceria em uma loja física, no E-commerce, você não precisa levar em conta alguns fatores específicos, como salários de funcionários e aluguel de propriedade.

  1. Funcionamento 24 horas: esse é um espaço onde o horário comercial não se aplica completamente, isto é, a sua operação vigora 24 horas por dia e 7 dias por semana e fica disponível para seus compradores até mesmo em feriados.
  1. Possibilidade de segundo emprego: se, por sua parte, houver uma demanda de segunda renda, saiba que é possível conciliar um negócio alternativo em outras etapas do seu dia. 
  1. Vendas sem limites territoriais: como você provavelmente já deve saber, uma loja física apresenta limitações quando o assunto é alcance de vendas. No sistema de E-commerce, você consegue vender para qualquer pessoa ao redor do país, ou até mesmo do mundo, o que alavanca ainda mais as suas chances de sucesso. No país, as vendas online já são responsáveis por girar quase R$60 bilhões todos os anos.
  1. Um público-alvo mais fácil de ser designado: outro benefício bastante significativo de um E-commerce é a facilidade que ele apresenta de identificar e alcançar o público-alvo desejado pela sua empresa, até porque as pesquisas de mercado se tornam ainda mais dinâmicas, econômicas e eficazes com o respaldo da tecnologia, ao contrário do que acontece com outros métodos tradicionais.
Como visto acima, o E-commerce traz muitos benefícios para a sua empresa, mas para começar a investir nessa estratégia, você precisa de um bom plano de negócios. Por isso, entre em contato com a nossa equipe especializada e marque um diagnóstico do seu negócio.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos