Facebook comercial: 10 passos para começar a usar

Quase como o chefe das redes sociais, o Facebook é indispensável quando o assunto é marketing digital. Além de garantir que seu negócio seja visto, existem ferramentas que permitem que você gerencie seu perfil em todos os aplicativos do Meta.

Atualmente, o processo de posicionamento de mercado quase sempre exige presença no mundo virtual. Afinal, o computador e o celular são o meios pelos quais as pessoas buscam o que procuram, e você deve estar lá para que seja encontrado.

Nesse artigo, vamos falar sobre a primeira etapa desse processo: a criação de uma página no Facebook. Para saber mais, continue a leitura.

Por que usar o Facebook comercial?

Existem duas vantagens principais que a utilização do Facebook proporciona para um negócio: a primeira ligada ao marketing, em termos gerais, e a segunda ligada à diversidade de ferramentas disponíveis. 

Marketing

É importante levar em consideração que os processos de divulgação não são mais os mesmos de antigamente. O que acontece é que hoje as marcas não precisam mais depender somente de panfletos e outdoors. 

Em outras palavras, grande parte utiliza a internet como veículo de consumo. Quando buscamos um produto ou quando estamos com dúvida de qual serviço precisamos, utilizamos o Google para pesquisar.

Dessa forma, fica fácil entender porque estar presente nas redes é tão fundamental. Em buscas como essas, quem aparece primeiro ganha mais visualizações e, consequentemente, converte mais leads em clientes.

É por conta disso que as empresas investem cada vez mais em marketing de conteúdo, que é baseado em responder a essas dores e dúvidas do público geral para tornar sua marca conhecida.

Ferramentas

Quando falamos sobre Facebook, estamos falando sobre o universo Meta por completo. A empresa se expandiu e é dona de diversas mídias sociais, como Whatsapp e Instagram.

Esse detalhe permite que todas as redes de uma pessoa – física ou jurídica – sejam vinculadas entre si e contenham as mesmas publicações, informações e links de contato. 

Além disso, é possível realizar anúncios e impulsioná-los em diversos cantos da web, até outros aplicativos e páginas do Google Search. 

Quais são as ferramentas do Facebook?

Quando falamos sobre esse novo estilo de divulgação, devemos entender que ele envolve diversas etapas e serviços. Os diferentes tipos de produção exigem diferentes ferramentas, e o Facebook oferece algumas, veja só:

Creator Studio 

Voltada para a produção, edição, monitoramento, monetização e publicação de vídeos, essa ferramenta está disponível para celular e desktop. 

Sua interface também permite conexão com diversos aplicativos, facilitando a interação com o público e a análise de feedback.

Facebook for Creators

Também direcionado para a criação de vídeos, essa ferramenta é ideal para que criadores possam analisar métricas, o que auxilia no desenvolvimento das produções.

Facebook Ads

Esse é um sistema de mídia paga, que permite a criação e o disparo de campanhas de mais de uma página por vez. 

A ferramenta permite a definição, inclusive, de um público alvo, além de oferecer métricas detalhadas sobre o conteúdo postado.

Facebook Insights

O Audience Insights é uma ferramenta que te fornece insumos para aplicar nos demais serviços.

Em outras palavras, ela permite que você conheça seu público a fundo e crie uma relação com ele. Os dados fornecidos incluem demografia, faixa etária e interesses gerais.

Facebook Mobile Studio

Ideal para quem trabalha pelo celular, essa ferramenta serve para capacitar a produção de conteúdo através de aparelhos móveis

Seus conteúdos englobam tutoriais, dicas práticas e recomendações de aplicativos de criação.

Facebook Blueprint

Também focado em capacitação, o Blueprint proporciona cursos gratuitos para e-learning. Ou seja, habilitações para usar meios virtuais de dentro e fora do Meta para impulsionar seu negócio.

Como começar a usar o Facebook como ferramenta comercial?

Agora que já conhecemos mais sobre o Facebook Business e suas ferramentas, finalmente vamos ver como usá-lo de forma efetiva.

Esse processo é dividido em 10 etapas simples:

  1. Crie de uma página comercial

Um erro muito comum é utilizar perfis pessoais para promover marcas. Tanto no Instagram quanto no Facebook, páginas profissionais e comerciais apresentam recursos especiais que garantem um gerenciamento melhor das redes.

  1. Aplique o design da sua marca à página

A logo e suas variações são o primeiro passo para criar a identificação da sua marca na rede social. Fotos de perfil e capa marcantes, que obedeçam a uma identidade constante são fundamentais para gerar reconhecimento.

  1. Adote uma identidade visual

Como citado anteriormente, uma identidade visual é fundamental para que sua marca seja lembrada

Isso também deve ser aplicado ao design das postagens, através de uma paleta de cores e de fontes pré-estabelecidas.

Vale ressaltar que essa identidade pode e deve variar ao longo do tempo de acordo com as tendências do mercado, mas é importante seguir uma essência que não prejudique o reconhecimento de uma marca já estabelecida.

  1. Otimize a visualização e se apresente

Em seguida, você deve preencher o campo “sobre mim” com uma breve descrição do seu negócio.

Essas informações devem ser apresentadas de maneira sucinta e organizada, para que a visualização seja fácil e o usuário permaneça na sua página. 

Uma boa dica é utilizar tópicos para informar localização e contato, além de elencar os serviços oferecidos.

  1. Interaja com o público

É importante compreender que o Facebook funciona através de um algoritmo. Portanto, para que o site entenda que os usuários gostam do seu conteúdo, sua página deve ter um bom engajamento.

Para isso, interaja com seu público: responda comentários, faça perguntas e desenvolva um relacionamento e uma identificação. 

  1. Adicione links para CTA e landing pages

Outra função disponibilizada para as páginas são os botões de direcionamento. Eles permitem que você insira links para contato, sites ou formulários.

A utilização desse recurso é boa para gerar inscrições e listas de e-mail, além de ser um caminho fácil para clientes chegarem por prospecção passiva.

  1. Analise as métricas e personalize seus posts

Tanto através dos anúncios quanto dos insights, suas métricas são informações valiosas para entender o que seu público quer ver. Isso vai desde o horário para postagens até o tipo de linguagem e tom de voz que é melhor recebido.

  1. Faça testes com seus anúncios

Principalmente através das campanhas do Facebook ads, é possível desenvolver anúncios que nem sequer aparecem no feed. Isso permite que você faça propagandas com o mesmo conteúdo mas com design e formato diferente, para entender qual apresenta a melhor performance.

Quanto aos posts do feed, você pode variar entre os designs e perceber qual apresenta resultados que condizem melhor com seus objetivos. 

  1. Personalize sua audiência

Ainda com destaque para o Facebook Ads, tanto suas postagens impulsionadas quanto suas campanhas podem ser direcionadas a um público específico. 

À medida que você for compreendendo os nichos do seu público e criando suas personas, é possível classificar quem você quer que receba e não receba seu conteúdo

  1. Utilize backlinks e parcerias

Uma estratégia poderosa é criar parcerias com outras marcas relacionadas à sua. Isso permite que você amplie seu nicho de atuação e aumente seu alcance, além de gerar autoridade para o seu negócio. 

Marketing é um bom investimento?

É muito comum pensar que algumas poucas publicações no facebook bastam para a divulgação de um negócio. Contudo, um conteúdo de qualidade permite que sua empresa seja reconhecida, lembrada e procurada

A confeitaria Ma Cerise, por exemplo, procurou a EJFGV para atrair mais clientes. Com um plano de marketing elaborado, o faturamento do negócio aumentou em 10x e a demanda em 1154%

Para saber como podemos te ajudar da mesma forma, confira nossas soluções em planejamento!

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos