Blog

Influenciadores digitais: como utilizá-los a favor da sua empresa

Os influenciadores digitais são a cara do marketing digital. Enquanto propagandas tradicionais buscam famosos para gerar credibilidade e identificação para seus produtos, essas novas personalidades desempenham esse papel para si e para as marcas com quem trabalham.

Esse tipo de estratégia faz parte do marketing de influência, que vem sendo cada vez mais usado para alavancar empresas de todos os setores

Nesse artigo, vamos explicar mais sobre essa vertente e esses profissionais, além de te mostrar como incorporá-los ao seu negócio.

Se interessou? Continue sua leitura.

O que é marketing de influência?

O marketing de influência é baseado na utilização de personalidades que são admiradas ou vistas como líderes dentro de seus nichos, e ganhou força graças ao caráter de interação proporcionado pelas redes sociais. 

Essa estratégia visa gerar identificação, confiança e proximidade entre consumidor e marca, através de feedbacks – de caráter pessoal – por parte dos influenciadores em suas plataformas ou nas próprias redes da empresa.

Em outras palavras, o foco do marketing de influência é a construção de um relacionamento com o público.

Quem são os influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais são pessoas com forte presença nas redes sociais, que se tornam referência em seus meios de atuação e, geralmente, produzem sobre suas áreas de domínio.

A partir do momento em que a influência dessas pessoas passou a ser notada pelas marcas, a contratação de parcerias pagas se tornou cada vez mais comum, ou seja, a produção de conteúdo voltada para determinado produto de forma mais espontânea e descontraída – seguindo o estilo do influenciador.

Vale ressaltar que o número de seguidores não é, necessariamente, o principal ponto de destaque de um influenciador. Às vezes, mais vale alguém realmente engajado com a área do seu negócio do que alguém com um público amplo demais e pouco nichado.

Qual a relação dos influenciadores digitais com as marcas?

Primeiramente, é importante entender que grande parte do conteúdo produzido em redes sociais segue as tendências do momento, que se esgotam e renovam com muita velocidade

Por isso, é necessário selecionar um momento oportuno para trabalhar com esse tipo de divulgação. 

Outro ponto de destaque é que o “objeto de trabalho” dos influenciadores é sua própria exposição. Por isso, diferentes pessoas com diferentes influências exigem diferentes valores por determinadas formas de conteúdo e tempo gasto com o seu produto.

Dito isso, a prática mais comum é baseada no envio de produtos ou serviços de forma gratuita em troca de tempo de divulgação de opinião, o qual, geralmente, também possui um valor.

Outra estratégia também pode ser a construção de um time de influenciadores para representar aquela marca, como funcionam os embaixadores, por exemplo. Aqui, geralmente vemos campanhas de parceria constantes.

Como incorporar os influenciadores digitais na sua empresa?

Agora que já entendemos quem são os influenciadores digitais e como eles tendem a se relacionar com as marcas, fica mais fácil entender como colocar essa relação em prática

Veja só:

Definição de objetivo

Como é feito com o marketing de conteúdo em geral, o primeiro passo é definir qual o objetivo da sua nova campanha, tais como:

  • Aumento de presença nas redes sociais;
  • Captação de leads;
  • Aumento de vendas;
  • Geração de reconhecimento.

Além disso, é importante pensar qual é a plataforma mais adequada para o seu tipo de campanha. Para isso, você deve levar em conta o posicionamento da sua empresa, bem como o tipo de linguagem que você costuma utilizar

Em outras palavras, talvez vídeos no TikTok não sejam tão oportunos para a sua marca quanto um post no feed do Instagram de algum influenciador, ou vice versa.

Escolha do tipo de influenciador

Agora é hora de aliar a área de atuação do seu negócio ao objetivo que você definiu na etapa anterior.

Você deve mapear os influenciadores do nicho em que você procura, para selecionar o melhor para receber sua proposta.

Para facilitar seu trabalho, vale conhecer um pouco sobre os diferentes tipos de influenciadores que existem na internet. São eles:

  • Top celeb: celebridades conhecidas pelo público geral, sem distinção;
  • Fit celeb: celebridades conhecidas, mas que fazem parte do seu nicho;
  • Jornalista: exercem influência escrevendo e falando sobre algo, além de possuir um alcance alto;
  • Público interno: faz parte da equipe daquela organização;
  • Trendsetter: influenciador ligado à tendências, com mais facilidade de posicionar seu negócio;
  • Ecossistema: conjunto de influenciadores de um nicho divulgando a mesma marca;
  • Autoridade: tem propriedade sobre o assunto e pode gerar leads qualificados.

Definição da estratégia

Depois de selecionar as pessoas com quem você pretende trabalhar, é hora de elaborar sua estratégia de divulgação.

Existem três maneiras mais comuns de utilizar o marketing de influência. Veja:

  • Embaixadores: Grupo de influenciadores que trabalha com promoções contínuas e tem um relacionamento definido com a marca;
  • Ativação: Funciona através de parcerias pontuais, geralmente contando com publicações patrocinadas.
  • Campanha: Ações de promoção ao longo de determinado período, podendo contar com diferentes tipos de conteúdo em diferentes formatos para redes sociais.

Quais as vantagens de trabalhar com influenciadores digitais?

Agora que entendemos como esse processo funciona e como colocá-lo em prática, vale ressaltar algumas vantagens dessas estratégias:

  1. Confiança do público

Um influenciador digital pode ser visto como um intermédio entre marca e público-alvo

A pessoa escolhida para representar sua marca também deve compor seu público. Isso porque é muito mais fácil ser influenciado por alguém com quem nos identificamos e que, consequentemente, confiamos.

  1. Melhora da visibilidade

A presença nas redes sociais também é uma forma de reforçar os valores da sua marca, que são cada vez mais exigidos pelo público. 

A escolha de um influenciador que reflita esses mesmos valores também é, portanto, uma etapa fundamental para que o público seja atingido de maneira favorável e não prejudicial ao seu negócio.

  1. Aumento do poder de alcance

O marketing de influência é uma forma quase infalível de aumentar o alcance da sua marca, inclusive através de sites de busca. 

Isso acontece porque o engajamento tende a aumentar e várias novas campanhas podem ser construídas a partir desse ponto.

  1. Influência de compra

A linguagem dos influenciadores é muito mais pessoal e coloquial, o que permite que ele induza seus seguidores à compra do seu produto de forma muito mais direta, ainda que sutil.

Isso ajuda tanto na conquista de novos clientes quanto na fidelização dos antigos.

Reconhecimento para a sua empresa dentro do mercado

A utilização das redes sociais a seu favor representa uma gama de possibilidades muito grande, que devem ser exploradas com cuidado para gerar o resultado desejado. 

Por isso, entender como se posicionar e como buscar seu público é fundamental para aumentar sua visibilidade e, consequentemente, suas vendas. 

O time da EJFGV é composto por pessoas jovens e acostumadas com o mundo digital através da perspectiva do usuário e, trabalhando na empresa, capacitadas pela perspectiva do vendedor

Para saber como podemos te ajudar, confira nossas soluções mercadológicas.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress