Blog

Marketing de conteúdo: o que é e por que investir em sua empresa?

Antigamente, as empresas trabalhavam com propagandas que divulgavam diretamente seu produto ou serviço. Atualmente, com as redes sociais, as pessoas nem param para ler propagandas, o que funciona mesmo é o Marketing de Conteúdo.

Nele, a divulgação ocorre de forma indireta. Por exemplo, uma loja de roupas ao invés de postar os looks no Instagram, vai desenvolver posts que solucionam as dores do seu público alvo

No caso, como montar um look para o sábado à noite, dicas para combinar a bolsa com o sapato, sugestões de marcas e afins. Em outras palavras, o seu instagram vai funcionar como uma espécie de blog. 


Sua empresa ainda não conhece o Marketing de Conteúdo? Então, não deixe de ler o artigo.

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia para você atrair seu público alvo e, por conseguinte, obter clientes, desenvolvendo conteúdos atrativos que condizem com a sua persona. 

Cada vez mais as pessoas estão nas redes sociais e lá elas não estão a fim de consumir propagandas sobre produtos e serviços, mas sim conteúdos interessantes sobre aquilo que elas gostam. 

Por exemplo, um leitor voraz que segue uma livraria no instagram não deseja receber apenas posts com promoções, mas conteúdos interessantes, por exemplo: 5 dicas de livros para ler no feriado, autores que tiveram dificuldade para serem publicados…

Em outras palavras, é preciso desenvolver um relacionamento com o seu público ao invés de enchê-lo de propaganda. Vale destacar que o marketing de conteúdo pode ser desenvolvido para além do instagram, por exemplo por meio de blog posts e newsletter.

Quais são os benefícios do Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo possui vários benefícios, conheça alguns deles abaixo. 

  • A produção de blog post provoca o aumento de tráfego para site;
  • Aumento de engajamento com a marca; 
  • O impulsionamento da geração de leads
  • Aumenta o Lifetime-value, que é o valor total que o cliente gasta em uma empresa. Por exemplo, se o produto custa R$32,00 e ele é vendido duas vezes o seu LTV é de  R$64,00. 

O Marketing de Conteúdo contribui para o pós-venda ao desenvolver uma newsletter, contribuindo desse modo para aumentar o LTV. Como se sabe é mais vantajoso para uma empresa manter o cliente do que buscar outro.

A importância de um plano estratégico para o Marketing de Conteúdo

Caso você queira desenvolver o  Marketing de Conteúdo na sua empresa é preciso ficar atento na elaboração de um plano estratégico detalhado. Além disso, desenvolva com cuidado os pontos elencados a seguir. 

  • Definir o formato;
  • O tom de fala;
  • O estilo das artes;
  • A escala de conteúdos a serem distribuídos
  • A definição do público com quem se falará; 
  • A análise de resultados.

O Público-alvo e a Persona no Marketing de Conteúdo

É impossível falar de Marketing de Conteúdo sem citar público-alvo e persona. Em primeiro lugar, entenda a diferença entre eles. 

O Público-alvo são as pessoas que têm chances de se interessar pelo seu produto ou serviço, já a Persona é um perfil semi-fictício, desenvolvido por meio do storytelling com bastante detalhes

A importância desse conceito se dá pelo seguinte motivo: uma empresa que não conhece o seu público e não tem uma persona definida, por consequência, não consegue desenvolver conteúdos direcionados e, desse modo, falha no marketing.

Portanto, o primeiro passo para começar a desenvolver o Marketing de Conteúdo é conhecer o seu público alvo e criar a sua persona com bastante detalhes.

O Funil de vendas no Marketing de Conteúdo

O Funil de Vendas é um conceito que já vem sendo utilizado há bastante tempo, mas com o Marketing de Conteúdo ele tornou-se ainda mais conhecido. Esse método ajuda a entender a trajetória do público até tornar-se cliente. 

Conheça abaixo as etapas do funil de vendas. 

  • Topo de Funil: esse é o primeiro contato do público com o seu conteúdo, portanto o objetivo dessa fase é atrair atenção de um modo a criar um relacionamento. Isto é, nunca deve ser publicitado o conteúdo nessa parte. Um intuito é gerar familiaridade com a sua marca. 
  • Meio de Funil: nessa etapa, o público já descobriu a necessidade de consumir o seu conteúdo e também percebeu que ele tem problemas a serem resolvidos. Nessa etapa a empresa pode desenvolver e-books, blog posts, carrosséis e outros conteúdos que sanam a dor do público.  
  • Fundo de Funil: esse é o momento que o público deixa de ser apenas consumidor dos seus conteúdos e passa a ser cliente dos seus produtos ou serviços. Em outras palavras, é a fase da conversão.

Como o Marketing de Conteúdo se aplica no Inbound?

O Marketing de Conteúdo é uma forma de Inbound, que é justamente a produção de conteúdos que solucionam as dores do público alvo, seguindo a estratégia de funil de vendas.

 Diferente do Outbound, que é uma estratégia de marketing voltada para divulgar o produto ou serviço de forma direta.

Quais são os canais para desenvolver o Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo pode ser desenvolvido nos seguintes canais:

  • Blog (sistema optimizado de buscas do Google); 
  • Redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn etc.); 
  • E-mail (newsletter); 
  • Materiais ricos (site).

Dicas ao desenvolver o Marketing de Conteúdo

É muito importante desenvolver um plano estratégico ao trabalhar com o Marketing de Conteúdo, pois é a partir dele que você conseguirá êxito em seu projeto. No entanto, é preciso ficar atento no decorrer do processo. 

Isto é, faça análise de resultados, mensuração de dados nas redes sociais e no site para entender como o público está reagindo aos conteúdos.

A EJFGV pode te ajudar com o Marketing de Conteúdo

O  Marketing de Conteúdo é o segredo para o sucesso do seu negócio, não deixe de adotá-lo em sua organização. Caso precise de ajuda nesse processo entre em contato com as nossas soluções

Lembre-se que propagandas tradicionais já não chamam mais atenção do público, é preciso criar relacionamento para, assim, conseguir converter o seu público em cliente. Boa sorte nesse processo e, qualquer dúvida, pode nos contatar. Estamos à disposição!

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.