Metodologia BANT: o que é e quais são os 4 fatores-chave?

Vender não é uma atividade fácil, mas sem ela o seu negócio não vai para frente. Diante da importância dessa tarefa, você precisa conhecer a metodologia BANT.

Se o seu comercial não sabe quais perguntas fazer para o cliente ou se está com dificuldade de encontrá-los, então pode se acomodar, porque este artigo foi escrito especialmente para você. 

Muitas empresas acham que a única preocupação deve ser com a produção e a qualidade dos produtos, mas muitas vezes a venda se dá pela experiência que o comercial te proporciona.

Provavelmente, você já deixou de ir em um estabelecimento que tinha qualidade nos produtos, mas, por outro lado, não entregava um bom atendimento. 

A partir deste texto você vai reavaliar o seu negócio, dando uma atenção única para o setor de vendas da sua empresa, pois, sem dúvida alguma, ele é primordial para o seu sucesso!

O que é a metodologia BANT? 

Na década de 60, a empresa IBM criou a metodologia BANT. Esse método foi desenvolvido para avaliar se um possível cliente atende aos critérios para, de fato, realizar uma compra. 

Uma organização que adota o modelo BANT otimiza seu tempo e esforço na hora de entrar em contato com um cliente ou, até mesmo, quando um cliente aparece, pois a partir dessa análise a empresa já consegue prever o grau de chances daquela compra se efetivar. 

Nos próximos tópicos deste artigo, você entenderá com mais detalhes como utilizar o modelo BANT.

Quais são os 4 fatores-chave da metodologia BANT?

A metodologia BANT é ideal para sua empresa melhor avaliar as oportunidades de vendas, então, conheça a seguir as etapas dessa metodologia. 

  • Budget (orçamento); 
  • Authority (autoridade); 
  • Need (necessidade);
  • Time Frame (espaço de tempo).

Budget 

A primeira etapa da metodologia BANT é o Budget, em português, orçamento. Nela, você investiga um fator chave: as condições financeiras que o possível cliente tem para realizar a compra. Afinal, sem dinheiro é impossível comprar e, consequentemente, vender.

Abaixo, conheça algumas indagações que podem ser realizadas:

  • Seu orçamento permite a contratação do nosso serviço?
  • Quanto você está disposto a investir no momento?
  • Qual valor você pretende gastar em algo que te dará retorno a longo prazo?

Authority

A segunda fase do modelo BANT é o Authority (autoridade), na qual você vai investigar se o cliente que está interessado no seu produto ou serviço tem contato com quem realmente vai consumi-lo. 

Por exemplo, se você está vendendo para outra empresa é fundamental você saber se o representante dessa empresa está alinhado com a autoridade do negócio. 

Algumas possíveis perguntas que você pode fazer foram elencadas abaixo:

  • Onde você está hierarquicamente dentro da sua empresa?
  • Você tem autonomia para indicar um produto ou serviço para seus gestores?
  • Qual serviço ou produto você pretende comprar por ser uma liderança?

Need 

A terceira etapa da metodologia BANT é sobre o Need, a necessidade que o cliente tem ao procurar o seu produto ou serviço. 

A partir dessa fase, você vai descobrir se realmente aquilo que você está vendendo representa uma solução para o possível cliente. 

Para descobrir e entender qual grau seu produto ou serviço representa para o possível cliente, faça as seguintes perguntas:

  • Na sua opinião, nosso produto vai impactar positivamente suas vendas?
  • O nosso serviço vai proporcionar melhorias para sua empresa?
  • O nosso produto ajudará sua organização a bater as metas?

Time Frame 

Por fim, o último fator-chave do modelo BANT é o Time Frame, traduzindo para o português, espaço de tempo. Nessa etapa, você vai investigar em quanto tempo a empresa verá resultados daquilo que ela está comprando. 

É uma forma para o comercial avaliar se o produto vendido realmente vai atender às demandas dele. Vale destacar que é necessário não criar falsas expectativas, pois elas podem gerar uma imagem negativa para o seu negócio. 

Para descobrir essa questão faça as perguntas abaixo:

  • Em média, quanto tempo sua empresa leva para se adaptar a um novo produto?
  • A sua equipe é receptiva a mudanças?
  • Em quanto tempo você deseja obter resultados do que está comprando?

Existe também a metodologia NTBA, que consiste nos mesmos pontos apresentados anteriormente, porém em uma ordem invertida. 

Nesse caso, a necessidade encontra-se em primeiro lugar, já o tempo, o orçamento e a autoridade são negociáveis caso seja preciso. 

Conforme elencado abaixo:

  • Need (necessidade);
  • Time Frame (espaço de tempo);
  • Budget (orçamento);
  • Authority (autoridade).

Quais os benefícios da metodologia BANT?

O modelo BANT é ideal para sua empresa economizar tempo na hora de prospectar um cliente ou até mesmo receber algum, pois o Comercial saberá com mais exatidão a chance daquele produto ser vendido. 

Imagine uma floricultura: normalmente, muitos passam lá apenas para admirar as flores. Então, os vendedores podem mostrar os arranjos e opções para esse pessoal, pois, desse modo, um dia eles podem se tornar clientes. 

No entanto, não precisam fazer todo um esforço, pois a partir de algumas perguntas básicas do BANT, os vendedores já sabem que esses produtos não vão ser vendidos naquele momento. 

Agora, quando um salão de festas entra em contato é necessário despender um esforço maior, pois a chance dessa parceria dar certo é muito mais efetiva, a partir de indagações básicas do BANT. 

Contudo, é preciso destacar que o atendimento deve ser de qualidade para todos, independente se a pessoa irá comprar ou não, pois, em um futuro próximo essa pessoa pode se tornar um possível cliente. 

Um atendimento humanizado e amigável é imprescindível, e o BANT não deseja acabar com isso, apenas direcionar melhor os esforços de uma equipe para conseguir efetividade nas vendas. 

Qual a diferença entre a metodologia BANT e modelo GPCTBA&CI?

O Modelo GPCTBA&CI é uma derivação da metodologia BANT, que contribuiu para impulsionar vendas em todo o mundo. 

O modelo derivado da metodologia BANT utiliza o “TBA” desta. No entanto, ela busca elaborar um perfil mais detalhado do possível cliente. 

Ou seja, o modelo GPCTBA&CI é o ideal para quem deseja criar um cenário completo. 

Em outras palavras, o modelo BANT foi fundamental para o desenvolvimento de outros modelos ainda mais aprofundados e eficientes. 

Será que vale a pena implementar a metodologia BANT?

A metodologia BANT é a ideal para você que almeja ser mais certeiro nas vendas da sua empresa, otimizando o trabalho e a produção da equipe Comercial. 

Não perca tempo para adotar o modelo BANT em sua empresa. Caso precise de ajuda neste processo você pode contar com a nossa solução mercadológica personalizada. 

Estamos aguardando o seu contato para te ajudar a vender com mais eficiência. Enquanto te respondemos, aproveite para ler outros conteúdos do nosso blog.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos