Pitch de vendas: os 6 passos para vender a sua ideia

No universo das vendas, é bastante comum ter que utilizar poucos minutos para conquistar a atenção do consumidor e dar continuidade ao processo de compra e, por esse motivo, o pitch de vendas é tão fundamental.

Ele é a porta de entrada do seu negócio, a primeira impressão que o prospect vai ter de você numa abordagem comercial e o que pode garantir o sucesso da negociação, se feito de maneira eficiente.

Por isso, continue a leitura abaixo para conhecer as características de um pitch de vendas de sucesso e os seis passos para usar essa ferramenta comercial que vai alavancar os processos de venda na sua empresa.

O que é um pitch de vendas?

O pitch de vendas é a versão resumida da sua apresentação comercial. Nele, é preciso explicar, de forma clara e objetiva, a natureza do negócio, os benefícios da solução oferecida e as vantagens trazidas ao possível cliente, tudo isso em cerca de dois minutos.

Qual a importância do pitch de vendas?

A velocidade do atual mundo acelerado e digital não compactua com a atenção plena do consumidor em potencial, mas que ainda não tem uma relação com a sua marca.

Assim, mesmo que o perfil de determinado cliente potencial seja o ideal para a sua solução, nem sempre a equipe de vendas consegue o tempo ideal para conversar com ele, seja em uma ligação ou reunião agendada.

Antes de chegar nesse momento, o time comercial precisa fisgar a atenção desse prospect, e isso é feito através de um bom pitch.

O que um pitch eficiente deve ter?

Para ter um pitch objetivo, mas que aborde todos os pontos mais importantes, é interessante seguir uma estrutura pré-definida.

Confira os pontos-chave para construir seu próprio pitch de vendas:

  • Aborde o problema que você se propõe a resolver;
  • Deixe clara a proposta de valor da sua marca;
  • Explique como e com que diferenciais sua empresa trabalha;
  • Providencie provas e dados sobre as vantagens e as inovações alcançadas;
  • Compartilhe cases de sucesso de outros clientes;
  • Finalize com perguntas abertas, para criar espaço para a continuidade do diálogo.

Como fazer um bom pitch de vendas em 6 passos 

1. Priorize quais contatos abordar 

Tenha certeza de que você está investindo tempo onde realmente vale a pena. Saiba, antes de tudo, identificar os leads de melhor qualidade e que estão no momento certo do funil de vendas. As chances de abrir um diálogo com esse perfil é muito maior. Para tomada de decisão, leve os dados concretos em consideração e não apenas a sua intuição.

2. Prepare-se com pesquisas

Entenda seu consumidor em potencial antes de abordá-lo.

Se pergunte com que desafios ele lida no dia a dia, que impacto a solução terá especificamente para ele e quais são os diferenciais com os quais ele se identifica.

Sem ter essas informações em mãos, você diminui suas chances de sucesso no pitch de vendas, pois não consegue prepará-lo propriamente.

3. Crie uma visão de futuro para seu prospect

Criar uma história envolvente é uma das habilidades de um bom vendedor. Utilize recursos do storytelling para mostrar para o seu possível cliente o cenário atual dele ou da empresa e o cenário depois de investir na solução que você propõe.

Inspire seus ouvintes a pensarem diferente e a ver valor na entrega.

4. Compartilhe suas experiências

Aproxime-se do seu consumidor em potencial ao compartilhar com ele experiências e visões que você tem de mercado e de como a sua solução fez diferença para outros clientes.

5. Saiba como contornar as objeções de vendas

Entre as habilidades que separam bons vendedores de ótimos vendedores está a capacidade de contornar as objeções de vendas.

Inclua o preparo para estes pontos nas suas pesquisas e identifique já antecipadamente que tipo de argumentação seu prospect pode usar.

6. Escute para entender e não apenas para responder

É claro que as objeções de venda devem ser contornadas, com preparo, argumentação e poder de negociação.

Mas lembre-se, o foco da sua abordagem comercial deve ser o cliente em potencial, e não a sua empresa ou solução. 

Portanto, escute de verdade o que o seu prospect diz, para entender ainda melhor as necessidades dele e reunir aprendizado para os próximos pitchs de vendas.

Conclusão sobre o pitch de vendas

Seu pitch de vendas é um dos fatores do seu sucesso comercial e, por isso, você deve dar a atenção que ele merece.

Releia as dicas, os exemplos e a estrutura proposta sempre que quiser refinar a sua abordagem comercial rápida. E se você quer gerar mais oportunidades de negócio e melhorar suas abordagens, aprenda mais sobre estratégias de marketing.

Com essa ferramenta, você gera até 3x mais leads do que com formulários estáticos, começa a qualificação já no primeiro contato do consumidor e utiliza a automação para o início do funil de vendas. 

Não perca tempo para começar a investir nessa estratégia. Marque um diagnóstico com a EJFGV agora mesmo e vamos elaborar um plano estratégico para a sua empresa!

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos