Blog

Como funciona um pitch para investidores?

Pitch é uma apresentação dinâmica da sua empresa, na qual você aborda sobre seus produtos e serviços utilizando como apoio slides ou somente a linguagem verbal para atrair investidores. 

Muitas vezes você precisa apresentar seu negócio, mas não sabe nem por onde começar. 

Você até sabe o que é o seu negócio, mas de imediato fica perdido em como apresentar sua organização de um modo envolvente. 

Diante dessa problemática que vira e mexe aflige os empreendedores, está na hora de desenvolver um pitch ideal para o seu negócio. 

Para entender melhor como realizar essa apresentação, continue a leitura!

O que é pitch?

O pitch é uma apresentação que pode ser realizada a partir de slides ou verbalmente, dependendo das circunstâncias.

Por exemplo, se for uma empresa que conta com um acervo de fotografias dos seus produtos, gráficos e similares é interessante elaborar um slide. 

Agora, se a empresa não contém esses recursos ou então está elaborando uma apresentação por telefone ou mais breve talvez o discurso da fala seja suficiente. Contudo, é preciso desenvolver uma boa oratória. 

Vale ressaltar que é recomendado por especialistas em vendas uma empresa ter mais de um pitch, pois em um mesmo negócio é possível ter investidores com perfis distintos. Por exemplo:

  • Uma pessoa jovem pode ficar entediada ao acompanhar um slide sério, logo é interessante que para esse tipo de investidor você tenha um material mais envolvente e dinâmico. 
  • Um possível investidor mais velho, ao contrário, pode ter dificuldade em acompanhar uma apresentação com muitos gifs e animações. Logo, para ele, é recomendável a empresa ter algo mais simples e didático.

Por meio dos dois exemplos fica evidente a importância de uma empresa ter um catálogo de pitch com diferentes abordagens, para desse modo atingir de forma eficiente pessoas com perfis diferentes.

Quais são os pontos chaves na estrutura de um pitch?

Alguns pontos chaves na estrutura ideal de um pitch são:

  • Destacar a oportunidade do seu negócio;
  • Evidenciar os objetivos da sua empresa;
  • Mostrar seu mercado;
  • Apresentar sua solução;
  • Apontar seus diferenciais. 

Como estruturar o seu pitch?

Nessa etapa você aprenderá como estruturar da melhor forma o seu pitch para assim conseguir o máximo de investidores possível. O seu pitch deve abordar:

1- Apresentação breve da empresa e de sua equipe

Conte a história da sua empresa e como ela é composta utilizando estratégias de storytelling.

2- O mercado de atuação do negócio

Como é a concorrência e os clientes no mercado que o seu negócio precisa lidar? Entenda melhor sobre o assunto lendo O que é pesquisa de Mercado

3- O problema nele envolvido

Relate os problemas que a sua empresa vem enfrentando;

4- A solução oferecida

Qual solução você pretende colocar em prática para solucionar o problema do seu empreendimento;

5- Diferencial quanto à concorrência

Conte com precisão o seu diferencial no mercado; 

6- O produto em si

Faça uma apresentação atrativa do seu produto ou serviço;

7- investimento

Explique detalhadamente o motivo pelo qual o investidor pode ter confiança para dar suporte ao seu produto ou empresa.

3 dicas para desenvolver um pitch de sucesso

Agora que você já entendeu como estruturar um pitch, conheça três dicas para colocar em prática na hora que você estiver desenvolvendo sua apresentação:

Utilize dados para apresentar os seus resultados

Uma apresentação apenas verbal pode deixar o conteúdo solto. Então, a presença de dados, gráficos e resultados da sua empresa é uma forma muito interessante de passar credibilidade e, desse modo, alcançar clientes. 

Faça capacitações para treinar a sua oratória

Dessa forma, você terá muito mais do que uma apresentação bem estruturada, uma fala fluída e envolvente que passa confiança ao público que te ouve. 

Preze pela identidade visual do seu negócio ao elaborar a apresentação

Explore os elementos visuais e cores da identidade visual da sua empresa na apresentação ao invés de usar alguma paleta aleatória.

Afinal, cada vez mais as pessoas estão críticas em relação à estética dos produtos visuais. Logo, planejar esse ponto é fundamental para obter parcerias. 

Será que vale a pena desenvolver um pitch?

Tente apresentar o seu negócio para um investidor sem planejamento, provavelmente não dará certo. 

Sendo assim, é fundamental toda organização ter modelos de pitch elaborados e estudados para quando for preciso apresentá-los. 

A EJFGV conta com serviços de planejamento estratégicos que ajudará sua empresa a crescer cada vez mais no mercado. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar! 

 

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress