Prospecção ativa: o que é e 4 dicas para ajudar a impulsionar o seu negócio

A prospecção ativa é uma forma de estratégia eficiente para conquistar mais clientes.

Ele está diretamente atrelado ao Outbound Marketing, importante método de prospecção. A prospecção ativa, se feita de forma fixa e contínua, pode garantir um bom fluxo de entrada de novos clientes em uma empresa.

Mas, para isso é necessário saber prospectar com qualidade para que tudo ocorra com êxito, e é isso que veremos a seguir: continue lendo. 

O que é a prospecção ativa? 

A prospecção ativa se caracteriza pelo ato de conseguir clientes de forma ativa, por meio de uma estratégia de pesquisa e contato

Ao invés de esperar a prospecção passiva dos clientes, em que você espera que ele vá até a sua empresa, você vai em busca desses clientes em potenciais, tornando o processo ativo. 

Deve-se descobrir quais são esses potenciais clientes, se eles possuem interesse pelo o que o seu negócio tem a oferecer e, após achar tais clientes, é o momento de se iniciar conversas apresentando sua empresa e seus serviços. 

Existem dois tipos de conceito de prospecção ativa: o conceito tradicional e o atual. O tradicional ocorreu na época em que a tecnologia ainda não era tão desenvolvida. Por outro lado, a atual é justamente o resultado dos efeitos dos avanços tecnológicos.

Tipos de prospecção ativa:

  • Cold Call
  • Warm Call
  • Reuniões presenciais 
  • Abordagens porta a porta 
  • E-mails
  • Mensagens pelas redes sociais
  • Abordagens em eventos

4 dicas sobre prospecção ativa

Listamos aqui 4 dicas que podem ajudar a aprimorar o seu trabalho na prospecção ativa. 

  1. Seja consistente 

Um fato importante para o sucesso da prospecção é manter o fluxo. Independente do vendedor conseguir prospectar o suficiente e encher a agenda de compromissos, é importante manter a consistência mantendo um fluxo constante de clientes potenciais.

  1. Qualifique seus prospects 

Estudar prospecção contribui para aumentar a qualidade e eficiência dos seus prospects. Tendo uma boa desenvoltura na prospecção, é possível reduzir o seu tempo fazendo chamadas sem prejudicar de fato a qualidade delas.

  1. Seja comprometido

Faça o que tiver que fazer para conseguir o que precisa, é indispensável estar comprometido aos números de prospects a fim de atingir o sucesso. É preciso estar disposto a fazer o que precisar para conseguir atingir suas metas e conquistar novos clientes. 

  1. Tenha controle sobre os números

Saiba se organizar para render e fazer um bom uso do seu tempo. Ter o rendimento de um ou dois prospects em 4 horas, e ter 10 prospects em 4 horas são situações completamente diferentes. Assim, a gestão de tempo mostra a sua importância. 

Qual a diferença entre a prospecção ativa e passiva?

A prospecção ativa, como explicamos, é uma abordagem direta dos leads, a empresa que toma iniciativa para colocar o potencial cliente no funil de vendas

Do outro lado, com a prospecção passiva, a iniciativa vem por parte do lead, que encontra a empresa de forma espontânea.

São criadas circunstâncias para atrair potenciais clientes, de modo que eles vão se decidir se desejam iniciar um vínculo com o seu negócio. 

A prospecção passiva pode acontecer através de posts de blog e de redes sociais, vídeos no youtube, produção de materiais ricos e SEO.

Conheça o seu público e facilite o processo de prospecção ativa

E se você conseguisse poupar tempo de pesquisa na prospecção ativa por já saber detalhadamente sobre o seu público-alvo? 

Através dos serviços de mercadologia da EJFGV, fazemos uma pesquisa de público-alvo, com isso, é possível ter um conhecimento prévio do perfil que será alvo das prospecções. 

Isso contribui para um aumento do rendimento dos processos, e consequentemente, uma maior taxa de sucesso para a sua empresa, que aplicará os métodos de prospecção de forma certeira.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos