Blog

Transformação digital nas empresas: saiba como se atualizar

A tecnologia está presente em todos os elementos cotidianos. Sua função é de facilitar tarefas, organização e comunicação. Sua praticidade ganha cada vez mais espaço, não sendo diferente nas empresas, o que chamamos de transformação digital. 

Transformação digital é um processo no qual a estrutura de um negócio é modificada, dando espaço para que a tecnologia ajude a aprimorar o desempenho da empresa para que, com isso, atinja melhores e maiores resultados em diferentes quesitos.

Separamos neste artigo dicas valiosas sobre as atualizações que grandes empresas têm feito, como e porquê ela é necessária para os negócios. Continue a leitura! 

O que NÃO é transformação digital 

Como o termo transformação digital já é popularmente conhecido e debatido, é possível que você já saiba o que é uma transformação digital.

 Porém, algumas empresas se enganam ao pensar no termo e tem uma interpretação errônea do mesmo. 

É importante ter em mente que a transformação digital nas empresas é um processo que se inicia fora delas. 

Quando alguma nova tecnologia surge e, de alguma forma, cria-se uma oportunidade que pode gerar uma vantagem competitiva para o negócio, tem início o processo de transformação digital.

Usar drives compartilhados, tecnologia em nuvem, ferramentas SaaS, inteligência artificial, business inteligence, internet das coisas e tantos outros conceitos inovadores não significa necessariamente que uma empresa está praticando a transformação digital.

Para isso, é preciso que o uso dessa nova tecnologia represente de forma efetiva uma vantagem competitiva para seus negócios, e não apenas a adoção de uma tecnologia nova (ou nem tanto) que está na moda ou que simplesmente equipara sua organização a seus concorrentes.

Assim, não é transformação digital:

  • Apenas melhorar os sistemas informatizados utilizados pelo negócio
  • Somente adquirir novos softwares e equipamentos tecnológicos
  • Pensar apenas na experiência do cliente
  • Considerar que isso é uma necessidade só de empresas de tecnologia
  • Acreditar que apenas o setor de TI deve ser melhorado
  • Considerar que o seu ramo de atuação não precisa de transformação digital

Quais as vantagens da transformação digital? 

Por mais que a resposta a essa pergunta possa parecer fácil, existem muitas vantagens em estar atualizado com as novas tecnologias e saber de todas elas pode te preparar para um avanço muito melhor que o esperado em sua empresa. 

A produtividade é uma das principais questões a ser explorada. Como muitas tarefas repetitivas se tornam automáticas, há um aumento no nível de produção. 

Inclusive, a transformação digital  é uma forma de direcionar melhor o time e suas capacidades para o que agrega mais valor ao negócio.

Também há uma diminuição nos erros e nos retrabalhos, o que otimiza o fluxo de trabalho.

Podemos ver isso de forma clara na gestão eletrônica de documentos. Com essa funcionalidade, as pessoas podem trabalhar com mais mobilidade, como no esquema de home office

Ao mesmo tempo, há total controle sobre o acesso de informações e backup para total disponibilidade. Com isso, tudo se torna mais ágil, dinâmico, flexível e produtivo. 

Se a produtividade aumentar, é natural que ocorra uma diminuição geral nos custos. Sendo assim há uma redução nos desperdícios e um aproveitamento melhor dos recursos.

Como consequência, pode-se obter um nível maior de lucratividade, o que favorece o desenvolvimento do negócio.

Pensando novamente nos documentos digitais, essa é uma forma de diminuir os custos com segurança e até com armazenamento de itens físicos. 

Também há menos riscos de ocorrerem vazamentos de dados e documentos ou descumprimento de regras, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Tudo isso reforça o controle financeiro e evita perdas. 

Como trazer a transformação digital para sua empresa?

Para fazer a transformação digital nas empresas é preciso começar reestruturando os seus processos, para que a cultura digital possa ser absorvida adequadamente pelo negócio.

Antes de escolher as soluções tecnológicas que serão utilizadas, é altamente aconselhado fazer um bom planejamento estratégico.

Esse plano consiste em identificar os processos que serão aprimorados com a transformação digital e qual o objetivo por trás dessa ação. Por exemplo, aumentar a produtividade dos times, melhorar a experiência de atendimento ao cliente, entre outros.

Além disso, é preciso pensar na infraestrutura de sua empresa

Quando se entende o que é transformação digital nas empresas fica claro quanto o uso de boas soluções tecnológicas é fundamental.

Tendo em mente o que se pretende alcançar, o passo seguinte é considerar a infraestrutura necessária para isso, ou seja, softwares, equipamentos, armazenamento etc.

A transformação digital de uma empresa é um processo que também requer a mudança de comportamento dos gestores.

Para isso, é fundamental deixar de lado velhos hábitos e costumes e, principalmente, entender que essas modificações têm como propósito otimizar gestões, e não substituir pessoas por máquinas.

Prepare-se de forma profissional! 

Toda e qualquer mudança exige preparação e pode correr riscos. 

Buscar por inovações tecnológicas irá otimizar seus serviços, e é uma visão empreendedora de quem almeja crescer no mercado. 

Por isso, é fundamental que todos os passos sejam orientados por profissionais qualificados que entendam do assunto. 

A EJFGV conta com serviços de gestão empresarial que ajudam inúmeras empresas a superar obstáculos e atingir as metas almejadas. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.