Afinal, o que é análise e planejamento financeiro?

Blog

Análise e planejamento financeiro: tenha todos os gastos na ponta do lápis

Quando o assunto envolve o financeiro, a maioria dos empreendedores acreditam ter domínio do que está sendo discutido, porém, dados apontam que não é bem assim. 

De acordo com a Br Financial, empresa de empréstimos financeiros brasileira, nem mesmo grandes empresas estão livres da falência por má gestão financeira.  

Mas essa notícia não é ao todo desesperadora. 

Mesmo que você entenda pouco, ou até mesmo nada, de análise e planejamento financeiro, traremos dicas e informações valiosas para você e sua empresa. Continue a leitura! 

Afinal, o que é análise e planejamento financeiro?

Apesar do nome bastante autoexplicativo, a análise e o planejamento financeiro não são tão populares dentro das empresas. 

Com a alta do desemprego, muitas pessoas optaram por abrir seu próprio negócio, porém, como a maior parte não possui um bom conhecimento de análise e planejamento financeiro, a maioria acaba por ter de fechar as portas. 

A análise financeira tem como objetivo guiar o empreendedor para um melhor planejamento de seus custos e gastos, a fim de avaliar a saúde financeira de sua empresa. 

A partir daí, podemos fazer um planejamento financeiro detalhado onde saberemos quanto investir, gastar e lucrar para ter um empreendimento de sucesso

Por que devo fazer uma análise e planejamento financeiro?

Um bom gestor tem sob controle todas as informações da empresa, e isso não pode ser diferente quando tratamos do financeiro, afinal, é o capital que fará com que a empresa se mantenha no mercado. 

Ao ter uma análise financeira feita de forma correta e atualizada com frequência, ganha-se a autonomia para a tomada de decisões rápidas e práticas, sem contar na credibilidade que sua empresa terá no mercado

Empreendedores que contam com análises financeiras chamam a atenção de investidores por sua agilidade e controle financeiro das situações.

Assim destacando-se entre a concorrência e tendo como maior ocupação conquistar público e não resolver problemas internos. 

Por onde começar?

Mesmo que você já tenha alguma noção sobre análise e planejamento financeiro, é importante conhecer e entender alguns termos usados na administração. 

Separamos aqui algumas explicações que podem te ajudar a ter uma melhor noção sobre o assunto, são eles: 

Custo fixo

Chamamos de custo fixo aqueles que não alteram seu valor mesmo que a produção aumente ou diminua. 

Podemos usar como exemplo o aluguel do espaço utilizado por sua empresa. 

Custo variável

Ao contrário do fixo, o custo variável sofre alterações de acordo com o nível da produção. 

Um exemplo de custo variável é a matéria prima. Se produzirmos mais, utilizamos mais matéria prima, logo, sofremos um aumento no custo.

Lucro operacional

Subtraindo do lucro total os custos variáveis e os custos fixos, temos o lucro operacional

Por exemplo, o lucro operacional de uma empresa é subtração do quanto foi vendido no mês pelo valor do aluguel (custo fixo) e da matéria prima utilizada (custo varíavel).

Margem de contribuição

Ao subtrairmos da receita total das vendas as despesas e custos variáveis, temos a margem de contribuição

Temos aqui como despesas os gastos não essenciais, como o material de limpeza utilizado para a manutenção do espaço físico. 

Quanto mais positiva essa margem, melhor está a saúde da empresa.

Preço de venda

O preço de venda é quanto deve custar seu produto para que sua empresa tenha sucesso.
Os preços dos seus produtos devem envolver um cálculo que carregue não só o preço de produção, mas também seu valor no mercado.

Faturamento

Faz parte do faturamento saber do seu volume de vendas e conhecer a procura por seus serviços e produtos, bem como quantos e por quanto são vendidos.

Crescimento

Representado pela análise de crescimento do patrimônio líquido da empresa, trata-se do crescimento do faturamento de sua empresa e também do aumento de sua estrutura.

Seja profissional

Toda empresa que almeja se destacar no mercado precisa ser profissional, e para isso é fundamental que quem a administra também seja. 

Iniciante ou não no mercado, investir em profissionais que cuidem da parte financeira de sua empresa é fundamental para que ela cresça e se consolide no mercado sem grandes – e talvez até desagradáveis – surpresas pelo caminho. 
A EJFGV conta com uma equipe qualificada e pronta para receber você e a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress Apesar do nome bastante autoexplicativo, a análise e o planejamento financeiro não são tão populares dentro das empresas. Com a alta do desemprego, muitas pessoas optaram por abrir seu próprio negócio, porém, como a maior parte não possui um bom conhecimento de análise e planejamento financeiro, a maioria acaba por ter de fechar as portas. A análise financeira tem como objetivo guiar o empreendedor para um melhor planejamento de seus custos e gastos, a fim de avaliar a saúde financeira de sua empresa. A partir daí, podemos fazer um planejamento financeiro detalhado onde saberemos quanto investir, gastar e lucrar para ter um empreendimento de sucesso.