Consultoria Financeira: O que é, por que é essencial e quando procurar por uma?

Consultoria Financeira: O que é, por que é essencial e quando procurar por uma?

O que é uma consultoria financeira?

A consultoria financeira é um dos ramos mais importantes da consultoria estratégica, pois irá tratar do dinheiro de sua empresa, essa que é uma tarefa complexa e de difícil entendimento. Como sabemos, uma consultoria é o ato de receber conselhos de especialistas em determinada área, ou seja, uma consultoria financeira oferece conselhos e direcionamentos sobre eventos e áreas relacionadas às finanças da organização, que são extremamente variadas. Existem diversos motivos que indicam a necessidade financeira de uma empresa, como a necessidade de uma reformulação nos preços dos produtos ou serviços ou a elaboração/reestruturação dos demonstrativos. Porém, o objetivo final de todas as áreas de atuação desse segmento da consultoria é o planejamento financeiro e a elaboração de estratégias para uma boa saúde de sua empresa a longo prazo.

Para que esse processo se torne possível, a consultoria deve analisar e organizar todos os documentos contábeis referentes às finanças da empresa, realizando um diagnóstico imparcial do contexto em que ela está inserida. Analisando, também, todas as fontes de receita, de custo e de despesa. Dessa forma, com uma vasta visão sobre o negócio, é possível traçar estratégias e planos de ação sobre todas as vantagens e os problemas do empreendimento. Uma boa organização das finanças e um bom planejamento são capazes de garantir a saúde financeira da empresa no longo prazo, além de, possivelmente, criar vantagens competitivas sobre seus concorrentes. Vale ressaltar que uma boa organização e um bom planejamento financeiro vão refletir em todos os demais departamentos da empresa, gerando um resultado positivo para a organização como um todo. 

Quais são os sinais que indicam a necessidade de uma consultoria financeira?

Existem diversos sinais que indicam a necessidade de uma consultoria financeira, mas os principais estão ligados à falta de conhecimento e desorganização sobre as finanças da empresa. Quando não conhecemos e não entendemos os aspectos numéricos da organização, podemos deixar informações importantes passarem despercebidas. Como analisado anteriormente, a consultoria financeira irá elaborar um plano financeiro e estratégias para seu negócio, portanto ela é capaz de conceder um direcionamento para as finanças e garantindo a saúde financeira da empresa, com bons lucros. Assim, a necessidade de um consultoria financeira se apresenta quando:

  • Há baixo conhecimento e desorganização dos documentos contábeis;
  • A empresa não sabe como está a saúde financeira da empresa e, portanto, não consegue se planejar;
  • A empresa não definiu nem planejou os custos, despesas e receitas para os próximos anos e não sabe como fazer essa dinâmica;
  • Desconhecimento sobre a lucratividade dos produtos ou serviços vendidos pela empresa;
  • Quando é de conhecimento do gestor que as finanças da empresa não vão bem.

A grande maioria dos empresários acredita que uma consultoria somente deve ser contratada em momentos de crise, nos quais a empresa apresenta grandes riscos sobre sua saúde financeira. Entretanto, essa é de grande proveito quando os recursos financeiros estão abrangentes e a empresa está em um bom momento. Dessa forma, a consultoria financeira também deve ser contatada quando se deseja, por exemplo, planejar o orçamento para futuros investimentos, onde os consultores conseguem revelar qual  a forma que trará maior retorno, além de analisar o risco dos investimentos e o momento certo para realizá-los. Ela também é capaz de realizar uma análise do sucesso dos investimentos passados, sendo capaz de evitar erros cometidos anteriormente e repetir os acertos. 

Por fim, uma consultoria financeira também pode ser contratada quando se apresenta o desejo de compreender a viabilidade financeira de um novo empreendimento, ou seja, se ele irá gerar retorno ao proprietário, se existirá um resultado positivo e até mesmo em quanto tempo esse retorno ocorrerá. Assim, você, como empreendedor, será capaz de analisar a atratividade desse investimento.

Os serviços de consultoria financeira prestados pela EJFGV

A Empresa Júnior Fundação Getúlio Vargas é a primeira Empresa Júnior da América Latina, com mais de 30 anos de existência e 200 projetos financeiros concluídos com sucesso. O escopo financeiro na EJFGV contempla diversos temas que podem auxiliar na organização, planejamento e na saúde financeira de sua empresa. O primeiro é a análise e ajuste dos demonstrativos contábeis da organização, para qualquer empresa que não apresente uma boa organização sobre suas finanças e não tenha conhecimento sobre como organizá-la e analisá-la. Em seguida, realizamos a análise de indicadores financeiros, sendo possível obter um panorama geral da saúde financeira de sua empresa e estratégias para melhorá-la. 

Também realizamos análises de viabilidade financeira de um novo empreendimento, projetando todas as receitas, custos e despesas que ocorrerão nos próximos meses ou anos. Essa análise é capaz de revelar as vantagens e desvantagens de abrir um novo negócio, em quanto tempo ele retornará o capital investido, e qual será seu valor presente. Logo após, temos a precificação, ou seja, o ato de atribuir um preço aos produtos/serviços da empresa e desenvolver estratégias para ganhar uma vantagem competitiva sobre os concorrentes, essa que é desenvolvida por muitos empresários simplesmente observando o preço dos concorrentes, sem levar em conta seus custos e despesas que são diferentes. 

Por fim, temos o valuation, o processo de estimar o valor de uma empresa para o mercado, utilizado por muitas empresas quando desejam vender seu empreendimento para outra empresa, entretanto, não apresentam conhecimento para determinar qual é o valor justo a ser cobrado nesta venda. 

Esses são os principais escopos de atuação da EJFGV atualmente. Porém, com o auxílio dos professores da Fundação Getúlio Vargas, estamos sempre buscando inovar, realizando diversos projetos financeiros que fogem de seus escopos de atuação mais comuns.

Entre em contato com a EJFGV!

Caso você tenha se interessado, tenha sentido a necessidade de uma consultoria financeira para otimizar as finanças de sua empresa ou se identificado com um de nossos escopos de atuação, entre em contato com nossa equipe de comercial para realizar uma reunião diagnóstica sem compromisso

Ademais, caso não tenha identificado a necessidade de uma consultoria financeira, mas tenha interesse em nossos escopos de atuação, entre em contato conosco, pois podemos antecipar a resolução de um problema ainda não percebido em sua empresa. 

Faça um projeto com a EJFGV e transforme a sua realidade e o futuro do seu negócio!

Leave a Reply

Your email address will not be published.