Data Science ou Ciência de Dados é um método que as empresas estão adotando cada vez mais em suas gestões.
Afinal, uma empresa que sabe interpretar seus dados consegue prever situações de riscos e tomar decisões mais certeiras.
Para compreender mais a fundo sobre essa ciência, leia este texto publicado em nosso site.
Pois, no texto de hoje você conhecerá com detalhes as áreas da Ciência de Dados e como elas podem auxiliar no seu negócio.
Data Science: Quais as principais áreas que a Ciência de Dados pode auxiliar
O objetivo de Data Science é transformar dados em conhecimento para ser usado na tomada de decisões racionais. Desse modo, ele auxiliará em diversas áreas de atuação, como:
- Marketing;
- Mercado;
- Setor operacional;
- Estratégia financeira.
Qual a diferença entre análise causativa preditiva e prescritiva?
As análises apresentadas abaixo são exemplos de análises de dados, fundamentais para o sucesso do seu negócio:
Análise Causativa Preditiva
É voltada para formulação de modelos que façam análises futuras, para ajudar a organização nas tomadas de decisões. Por exemplo, uma empresa de tecidos precisa fazer análises de como estará o mercado no futuro.
Análise Prescritiva
Já a Análise Prescritiva, além de fazer previsões sobre o futuro, busca estabelecer soluções para o problema.
Então, uma empresa de manutenção de computadores, ao descobrir que uma crise de energia está para começar, vai estabelecer alguns mecanismos de economia para enfrentar o problema.
Análise do perfil de consumidores
Data Science estuda os hábitos do consumidor, os meios de pagamento, o ticket médio e outras práticas.
Na busca de desenvolver um plano estratégico condizente com ele, afinal é o público que permite que seu negócio aconteça. Logo, estar alinhado com ele é fundamental para o seu sucesso.
Em outras palavras, o objetivo da análise do perfil de consumidores é atender à demanda do cliente, seja em relação ao produto ou serviço.
Análise de Cluster
A Análise Cluster é uma forma de desenvolver a Data Science separando elementos semelhantes em grupos.
Após a separação em grupos, o cientista faz um dendograma, uma espécie de gráfico, que facilita a compreensão e visualização desse tipo de análise.
Áreas de aplicação de Data Science:
Pesquisas na Internet
É a partir dos algoritmos que os navegadores (Yahoo, Google e outros) conseguem apresentar resultados mais rápidos.
Logo, Data Science é primordial para a velocidade que o navegador apresenta os resultados para você.
Ou seja, essa ciência vai além do ambiente empresarial. Ela está presente no dia a dia de todas as pessoas que atravessam o mundo virtual.
Conheça com mais detalhes os mecanismos de busca a partir do texto Como funciona a busca do Google, publicado pelo Techtudo.
Recomendação
Atualmente, parece que a internet adivinha o nosso pensamento, como se fosse mágica.
Na verdade, existe toda uma lógica por trás dessa questão que, no início, parece mística.
No caso, o mistério é o Data Science. A partir dos dados que você deixa na internet ao fazer uma busca, o navegador estabelece recomendações de produtos que você tem interesse.
Para ilustrar, é possível citar a Netflix. Ao assistir um filme você gera um dado para o sistema, que posteriormente irá indicar filmes semelhantes ao que você viu.
Buscadores de preço
As ferramentas de Data Science permitiram a criação de buscadores de preço, como o Buscapé.
A partir dele, as pessoas conseguem comparar os preços de um modo muito mais rápido. Inclusive, as empresas ao buscarem insumos para os seus produtos.
Logística de entrega
Existe todo um procedimento para os produtos chegarem em sua casa.
Muitas vezes ocorre atraso, por conta da rota traçada, mas para saber se o cliente está ou não satisfeito é preciso utilizar dados a partir de ferramentas da Ciência de Dados.
Planejamento de rotas aéreas
Assim como a logística na entrega de um produto pode apresentar impasses, as rotas aéreas também.
Dessa forma, Data Science é utilizado também para avaliar questões aéreas.
Riscos de invasão
O acesso aos dados precisam ser protegidos, pois existem diversos hackers. Então, os bancos, por exemplo, recorrem a essa ciência para terem segurança nos seus dados.
Propagandas
Diferente dos anúncios tradicionais, agora as empresas estão investindo no Marketing Digital, buscando atrair clientes por meio de conteúdos dos seus interesses.
Vale ressaltar que só é possível executar o Marketing digital por conta da Ciência de Dados, que desenvolve uma análise detalhada do público.
Reconhecimento de imagem e fala
A Ciência de Dados é fundamental para o reconhecimento de imagens e fala. Por exemplo, quando você posta uma foto no Instagram ele consegue reconhecer aquele rosto, portanto sugere a pessoa a ser marcada.
Assim como a Siri que reconhece a voz do dono do aparelho celular.
Jogos
Os jogos estão usando a Ciência de Dados para tornar a experiência do jogador cada vez mais singular, pois a partir dos movimentos que ele gera, o adversário representado pelo computador observa esses algoritmos para conduzir seu personagem.
Ainda está em dúvida se vale a pena um Data Science no seu negócio?
Data Science está presente no nosso dia a dia, seja com os anúncios de dicas de compras, com o reconhecimento da nossa voz nos smartphones ou até mesmo na logística das entregas. A EJFGV é a primeira empresa júnior do Brasil a contar com a célula de data science, a EJ Analytics. Então, você está esperando o quê para marcar sua consultoria e adotar esse método inovador no seu negócio? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!
0 comentário