O que é CRO e 2 motivos para aplicar esse recurso

Se você deseja o impulsionamento do desempenho das suas páginas on-line, você está no lugar certo!

O texto de hoje é sobre CRO, uma ferramenta responsável pelo aprimoramento da experiência dos usuários em páginas na internet.

O que é CRO?

CRO é a sigla em inglês para “Conversion Rate Optimization” ou, em português, “Otimização da Taxa de Conversão”. Essa estratégia é caracterizada por se basear no aprimoramento constante dos elementos do website, com o intuito de que isso atraia e converta ainda mais usuários na rede.

Por exemplo: ao utilizar o Marketing Digital, provavelmente você irá fazer do seu site um canal de prospecção e vendas, ou seja, um espaço onde leads têm a possibilidade de solicitar orçamentos ou fechar contratos.

Contudo, do total de visitantes, você sabe dizer quantos estão satisfazendo essa expectativa e se tornando seus clientes de fato? Esse número é a taxa de conversão.

O CRO se baseia, então, justamente nessa ideia de otimização da taxa de conversão, tornando todo o processo de venda mais eficiente e prático e aumentando também a lucratividade.

Isso é feito em sua maior parte através de testes que têm o objetivo de compreender o que funciona melhor para convencer os visitantes de uma página a tomar determinada ação desejada para eles.

Vários elementos podem ser testados nessa ferramenta e há também variedade nas formas de se fazer isso. No mais, os objetivos são sempre os mesmos: atrair mais pessoas para os estágios finais do processo de compra, isto é, a decisão.

E o que é uma conversão?

Para iniciar o trabalho com a otimização da conversão nas páginas do seu site, é preciso compreender bem uma das palavras que compõem esse termo. 

Quando se trata do CRO, uma conversão é algo muito mais abrangente e complexo do que apenas transformar um visitante em um Lead. Também diz respeito às diversas ações que o visitante pode realizar enquanto estiver em um site.

Preenchimentos de formulário são conversões clássicas, mas também há uma série de outras, como:

  • Cliques em um banners ou pop-ups;
  • Efetivação de uma compra em lojas virtuais;
  • Dar início a um teste de um software;
  • Cliques em links dentro de um Email Marketing (Newsletter);
  • Solicitar meios de contato com um vendedor on-line.

Estabelecer o tipo certo de conversão, que faz mais sentido para o seu site demanda um conhecimento sobre quais são os seus objetivos e metas específicas. Os tipos que devem ser otimizados utilizando as técnicas de CRO são:

  • Se você tem como objetivo a geração de Leads: trabalhar em aprimoramentos nos formulários de Landing Pages ou no visual geral da sua página é algo muito bem-vindo;
  • Se o seu objetivo é incrementar o número de vendas em uma loja virtual: pense em melhorias voltadas para atrair mais a atenção do consumidor, como botões que influenciem o cadastro no site da loja, por exemplo.

E a taxa de conversão?

Quanto à taxa de conversão, ela é a fórmula responsável por calcular quantas pessoas efetivam a ação que você previamente define para elas em uma página de site.

Ela é sempre calculada com base em um valor percentual e, basicamente, quanto maior o seu valor for, significa que melhores são os resultados obtidos pela empresa.

Portanto, o CRO nada mais é do que uma estratégia pensada na capacidade de aumentar essa média de conversão dentro de um determinado site.

O que é de extrema importância quando pensamos em um mercado online cada vez mais agitado e onde gerar tráfego se mostra um desafio mais difícil a cada dia que passa.

Essa ferramenta é voltada para o aumento do número de conversões sem deixar o investimento da empresa na aquisição de tráfego um processo mais caro.

Isto é, apostar no CRO é algo muito mais do que vantajoso para qualquer empresa que tenha atuação também online.

Por que o CRO é importante?

A principal função do CRO é transformar todo tipo de tráfego em vendas efetivas. Veja dois motivos para investir:

Economia de tempo e dinheiro

Não é preciso muito esforço para compreender com clareza o impacto que o CRO tem sobre um negócio em relação ao tempo e dinheiro investidos para obter os melhores resultados.

Até porque quanto mais alta for a sua taxa de conversão, menor ainda será o tempo que será necessário para atingir as metas de receita estabelecidas.

Ticket médio aumentado

Pense que é muito mais fácil vender para alguém que já está adquirindo algum produto (o famoso cross-selling) e verá uma oportunidade a mais de ampliar os seus lucros por meio do CRO.

Ao invés de somente agradecer ao cliente por ter feito a compra, alguns testes e refinamentos no fluxo das páginas de checkout podem auxiliar na apresentação de recomendações úteis e que agradem os clientes.

Então, é possível que uma compra dobre de valor somente através de algumas alterações na forma de apresentar os produtos.

Qual a diferença entre CRO e SEO?

Bom, o SEO é mais caracterizado por ter o seu foco no aumento do tráfego orgânico do seu site (em quantidade, obviamente, mas também em qualidade). Já o CRO é pensado em uma maneira de fazer com que o seu público tome uma determinada atitude.

Então, enquanto o SEO se concentrará muito mais no trabalho com palavras-chave e linkagem interna e externa, para permitir que as páginas sejam encontradas e voltado para as regras dos algoritmos de busca, alterando a estratégia de acordo com isso, o CRO estará inserido em um contexto de testes A/B completos e layout, pensando na melhor experiência do usuário na página. 

É possível encontrar ações em que uma técnica não considera a outra. Por exemplo, uma situação onde um SEO que direciona o leitor para páginas que não possuem uma boa performance de conversão, diminui conversões, o tempo de permanência na página e, ainda, impacta de forma negativa o próprio SEO.

Entretanto, por outro lado, estratégias de CRO que desconsideram os elementos de SEO, como a construção de URLs adequadas, meta description ou até mesmo a utilização de palavras-chave, pode afetar o Domain Authority (força que o site tem no rankeamento). Desse modo, o tráfego decresce e os resultados do CRO diminuem também.

Depois dessa deu pra perceber que CRO e SEO são, na verdade, parentes muito próximos, não é mesmo?. Para qualquer ação onde o intuito é impulsionar as vendas, é importante levar em conta tudo o que pode influenciar esse processo, tanto positiva como negativamente. Por isso, pense sempre também na experiência do cliente.
Gostou do texto? Entre em contato com a nossa equipe e aprenda mais sobre taxas de conversão e outras ferramentas.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos