Blog

Instagram e marketing: por que estar presente nas redes sociais?

Com o tempo, a visibilidade dos perfis do Instagram foi notada pelas empresas como um espaço com potencial de mercado, ideal para a comunicação com o público. 

Atualmente, a presença nas redes sociais é indispensável para a sua marca. Ao longo do artigo, vamos conversar sobre as ferramentas necessárias para essa presença, bem como as medidas necessárias a partir disso. 

Continue lendo para conversarmos mais um pouco.

O que é o Instagram for Business?

Inicialmente, as marcas utilizavam perfis pessoais, o que limitava estratégias de marketing efetivas. Com isso, foi lançado o Instagram for Business, ferramenta que permite a criação de um perfil profissional e vem recheada de recursos.

Em português, Instagram para empresas, essa ferramenta permite que uma marca se posicione profissionalmente na rede, oferecendo informações próprias como localização, site e formas de contato

Esse recurso também possibilita estudar a performance da sua empresa no mercado digital, avaliando questões como:

  • métricas;
  • informações de leads e clientes.

Ainda, a utilização de perfis profissionais permite que você impulsione e crie anúncios, investindo em tráfego pago para que seu perfil alcance mais visualizações. Para isso, é necessário também ter uma conta empresarial no Facebook, uma vez que essas ações são realizadas através do Facebook Ads

Instagram e inbound marketing

O ambiente digital trouxe novas formas de comunicação, nas quais o foco deixou de ser o produto e passou a ser as necessidades do cliente

Em outras palavras, para que você seja notado, você precisa chamar a atenção do usuário com assuntos que sejam de seu interesse e apresentem sua marca, mas não necessariamente tenham relação com seu produto. 

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode fazer posts com curiosidades sobre tecidos, novas tendências da moda, as formas de produção das suas peças, e por aí vai. 

Essas técnicas são conhecidas como marketing de conteúdo, e tem como objetivo trazer o cliente até você de forma orgânica. Elas podem ser aplicadas ao invés do outbound, ou podem se aliar ao tráfego pago.

Análise de métricas no Instagram

Se você tem um perfil profissional, você tem acesso aos insights dos seus posts ou da sua página como um todo, ou seja, a dados que permitem que você analise que tipo de conteúdo performa melhor, assim como quando isso acontece.

Para que isso seja de forma efetiva, é importante levar em conta quais seus objetivos na rede social. Desse modo, você não se prende às métricas de vaidade, como número de curtidas e comentários, que representam um bom engajamento mas não correspondem, necessariamente, à performance geral da página.

Veja algumas métricas importantes:

Impressões

Representa o número de vezes que sua página foi percebida, ou seja, quantas vezes as publicações foram vistas, no total. Um alto número de impressões demonstra que seu perfil corresponde ao interesse do seu público.

Cliques no site

Corresponde ao número de vezes que alguém entrou no seu perfil e clicou no site da bio. Se você tem um site, é importante integrar ele ao seu instagram e estimular a interação de seus seguidores.

Alcance

Corresponde ao número de contas que recebe suas publicações. Esse fator se relaciona com o algoritmo do Instagram e permite que você entenda quais artes, legendas e hashtags, por exemplo, são consideradas mais adequadas aos seus seguidores.

Seguidores

Essa métrica considera não só quantos seguidores você tem, mas informações acerca de seus perfis, como gênero, idade, horário de maior atividade, localidade, etc.

O que fazer após a análise de métricas?

Você já sabe que é possível extrair inúmeras informações com o seu Instagram profissional, mas o que fazer com elas?

É necessário adaptar as publicações às necessidades dos seguidores, ou seja, produzir o tipo de conteúdo que seu público alvo busca, para que sua página seja percebida sua conversão de leads em clientes aumente cada vez mais.

Além disso, é importante que novos usuários cheguem ao perfil da sua marca e possam conhecê-la. Para isso, uma página organizada é fundamental. Veja algumas dicas de como fazer isso:

  • Bio completa: Sua biografia deve conter as informações fundamentais sobre a sua marca, como localização e serviços específicos que você oferece separados em tópicos (encomendas, consertos…).

Lembre-se, no entanto, que o espaço é limitado. Você deve se limitar à informações importantes.

  • Destaques: São uma ótima forma de organizar recados de forma detalhada. Separe os segmentos de seus serviços que geram mais dúvidas e use esse espaço para esclarecê-las. 

Por exemplo, um destaque para entregas, outro para formas de pagamento, um para feedbacks de clientes, e por aí vai. Use a criatividade.

  • Identidade visual: Investir em uma identidade visual é fundamental para a sua marca como um todo, mas, nas redes sociais, torna a visualização muito mais agradável aos olhos, prendendo o usuário.

Se você tem uma paleta de cores, uma dica é ser fiel a ela nas artes e templates.

Existem diversas ferramentas online que te ajudam a organizar seu feed e vão desde edição de fotos até divulgação dos posts que você já tem.

Como converter seu perfil do Instagram para perfil profissional

Para que sua conta seja convertida para perfil comercial, ela deve ser pública. Contas privadas não podem ser convertidas.

Uma vez que esse pré-requisito for cumprido, basta ir ao menu de configurações e clicar em “Alternar para perfil comercial”, e pronto!

Após isso, lembre-se de preencher as informações essenciais, como contato e localização. 

Pronto para integrar a sua empresa ao mundo digital?

Agora que você já sabe como começar, pode criar um perfil comercial para a sua empresa e fazer parte desse cenário. Afinal, o mercado digital está presente em todos os setores e você não quer ficar para trás, certo?

Claro, inovar nem sempre é tão fácil. Por isso, a EJFGV possui serviços de consultoria para administrar seu negócio. Para conferi-los, clique aqui.

2 comentários

Facebook Comercial: 10 Passos Para Começar A Usar | Empresa Júnior FGV · 07/03/2022 às 15:03

[…] Quando falamos sobre Facebook, estamos falando sobre o universo Meta por completo. A empresa se expandiu e é dona de diversas mídias sociais, como Whatsapp e Instagram. […]

Premissas De Crescimento: 4 Exemplos De Elaboração | Empresa Júnior FGV · 24/03/2022 às 15:02

[…] Se suas prioridades apontam que, no momento, o foco deve se dirigir a aumento de vendas e escalação de resultados, investimentos na área comercial são indispensáveis, bem como o posicionamento da sua empresa nas redes sociais. […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress