Intraempreendedorismo: o que é e como inovar adotando essa prática?

Empreendedorismo pode ser traduzido a partir do ditado popular: “Se a vida te der limões, faça uma limonada”, ou seja, se você observar uma demanda na sociedade talvez seja o momento ideal para você empreender. 

Atualmente, existem muitos influenciadores nas redes sociais incentivando outras pessoas a deixarem os seus empregos para começar o seu próprio negócio. 

Mas então surge o questionamento: “E se todos os funcionários de uma empresa começarem a empreender? A empresa vai acabar?” É nesse ponto que surge o intraempreendedorismo. 

Não é porque você tem uma empresa que você não pode incentivar o perfil empreendedor dos seus colaboradores. Eles não vão abandonar sua empresa por isso, mas sim colaborar para o seu negócio por meio do intraempreendedorismo, enquanto desenvolvem habilidades indispensáveis de empreendedorismo e inovação. 

Em outras palavras, intraempreendedorismo é o empreendedorismo interno. 

Continue a leitura e confira com detalhes a importância de investir no intraempreendedorismo na sua empresa.  

O que é intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo consiste em incentivar o perfil empreendedor dos seus colaboradores, por meio de capacitações, palestras e afins. 

Além disso, é estar disposto a receber as ideias do espírito empreendedor. Ou seja, não basta capacitar um funcionário, é preciso também dar apoio para ele colocar suas ideias em prática. 

Uma empresa de sucesso não é feita sozinha, ela é construída em grupo. Então, este é mais um motivo para você adotar essa estratégia no seu negócio.

Quais são os tipos de intraempreendedorismo?

O intraempreendedor é qualquer funcionário de uma empresa que tem espírito empreendedor e, portanto, é capaz de colocar em prática boas ideias para a empresa na qual ele trabalha.

Conheça dois tipos de intraempreendedorismo para aplicar na sua organização:

Intraempreendedorismo de valor agregado

É aquele intraempreendedor que está preocupado em inovar alguma atividade já existente na empresa. 

A Google e a Apple são organizações que obtiveram grandes resultados ao investir nesse modelo.

Intraempreendedorismo e o “Spin-off”

Neste caso, o intraempreendedorismo não está ligado com as atividades já desenvolvidas na empresa. 

O Spin-off é um termo muito utilizado no meio literário quando um autor quer lançar um livro no mesmo universo, só que com outros personagens.

É exatamente isso que acontece nesse caso, pois as ideias não estão voltadas apenas para os produtos ou serviços já em andamento

Qual o perfil de um intraempreendedor e suas diferenças do empreendedor?

O intraempreendedor é um funcionário:

  • atento; 
  • criativo;
  • interessado;
  • e perspicaz. 

Ele percebe com muita clareza as dores da empresa onde trabalha. Então, aciona a sua equipe para apresentar as suas ideias e soluções. 

Já o empreendedor possui as mesmas características listadas anteriormente, só que, ao invés de apresentar suas ideias para os seus colegas de trabalho, ele guarda seu projeto para abrir um negócio próprio. 

Desse modo, é mais do que evidente a importância de uma empresa incentivar o perfil empreendedor formando intraempreendedores que, em algum momento, vão dar um retorno para o seu negócio ao invés do que ocorre com os funcionários que saem para abrir a sua própria empresa. 

Como investir no intraempreendedorismo? 

O intraempreendedorismo pode ser o diferencial para o seu negócio decolar, afinal todos os seus funcionários estarão pensando de um modo estratégico no seu negócio, ao invés de apenas produzir seu serviço usual. 

Portanto, é uma forma deles se sentirem mais importantes no processo estratégico da empresa, mas também é um modo do seu negócio alcançar resultados melhores a partir das inovações. 

Então confira só como investir no intraempreendedorismo: 

Pesquisa de clima organizacional

O primeiro passo é fazer uma análise do ambiente interno da sua empresa, avaliando se os funcionários estão satisfeitos e motivados, pois sem esses dois elementos, dificilmente eles se sentirão à vontade para desenvolver o intraempreendedorismo. 

Implementação de OKRs

Objectives and Keys Results, ou em português, Objetivos e Resultados Chaves, são as metas que as empresas traçam para conseguir alcançar resultados. 

É importante estabelecer metas para conseguir desenvolver o intraempreendedorismo, então utilize as OKRs nesse processo.

Debate democrático

Você precisará investir em uma comunicação aberta para conseguir formar intraempreendedores, pois eles precisam estar confortáveis para apresentar suas ideias. 

Então, o discurso verticalizado é prejudicial, é importante a comunicação ser horizontalizada. 

Incentivo profissional

Para conseguir despertar o interesse dos colaboradores da sua empresa não basta investir em palestras, é importante criar incentivos para o funcionário que conseguir desenvolver uma ideia inovadora, por exemplo, uma promoção ou um bônus mensal. 

Investimento em inovação

Para que uma empresa crie a cultura do intraempreendedorismo, é necessário ter recursos financeiros destinados para isso, tanto no processo de formação dos seus funcionários, mas também para quando eles aparecerem com as ideias que precisam de investimento. Ou seja, faça um planejamento financeiro para conseguir investir nessa estratégia. 

Por que investir no intraempreendedorismo?

Cada vez mais as pessoas estão abertas ao espírito empreendedor, então muitas deixam a empresa onde trabalham para abrir o seu próprio negócio.

Desse modo, as empresas perdem funcionários e ganham concorrentes com várias inovações, quando, na verdade, essas ideias poderiam ter sido exploradas em seu negócio. 

Agora, aquela empresa que investe no intraempreendedorismo e ouve as ideias desses funcionários, permitindo que eles desenvolvam o empreendedorismo no seu negócio, conseguem desenvolver melhores soluções para problemas, além de inovações. 

Caso tenha dúvidas em como desenvolver o intraempreendedorismo, entre em contato conosco. A EJFGV está preparada para te ajudar a transformar seus funcionários em intraempreendedores! 

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos