Metodologia Scamper: 7 passos para ter uma ideia inovadora

Em um mercado competitivo como o atual, ter um time criativo e inovador é essencial para atender às necessidades específicas do consumidor. E, pensando nessa disputa pela atenção do público, foi criada a Metodologia Scamper

Desenvolvida a partir da estratégia do brainstorming, a Metodologia Scamper fornece recursos para fazer uma chuva de ideias. Com um plano organizado, fica mais fácil centralizar os esforços e pensar em soluções novas focadas nos problemas apresentados.

O que é Scamper?

Muitas vezes, durante uma sessão de brainstorming, o grupo perde o foco em meio a tantas ideias, esquecendo o objetivo daquela reunião. 

Ou então, acontece o contrário. Falta criatividade aos participantes, e sem ideias, eles não conseguem elaborar soluções criativas para a situação que está sendo analisada

Com o objetivo de contornar essas duas situações, a Metodologia Scamper foi criada como uma técnica de geração de ideias, proporcionando uma orientação concisa para as sessões de brainstorming.

A associação entre ideias diferentes que acontece por causa da Scamper promove novos pontos de vista para uma mesma situação. Essa mudança de foco pode culminar em uma ideia criativa e inovadora

E, para atingir a criatividade e a inovação, a equipe deve se orientar pelo roteiro da Scamper:

  • Substituir

É possível substituir algo? O que pode ser alterado para a criação de um novo item ou para a solução desse problema?

  • Combinar

O que posso combinar com esse produto? Como posso aproveitar os meus produtos para novos projetos?

  • Adaptar

Em que cenários esse produto poderia estar inserido com pequenas adaptações?

  • Modificar

Quais dos pontos podem ser mudados sem mexer na essência do produto inicial?

  • Propor

Esse produto já teve todo o seu potencial explorado? É possível que ele possa ser inserido em novos mercados?

  • Eliminar

O que pode ser descartado nesse produto? O que não fará falta para os clientes?

  • Reorganizar

O que será aproveitado para solucionar o problema abordado? Quais ideias trarão benefícios para os negócios?

Entenda cada um desses pontos da Metodologia Scamper a seguir, em detalhes:

Passo a passo para gerar uma ideia inovadora

  1. Substituição

Analise os recursos e materiais que vêm sendo usados no projeto.  Eles são realmente rentáveis, ou é possível substituir algum deles? 

Tente encontrar algo que possa transformar completamente o seu produto e agregar valor ao serviço. O mesmo serve para outros fatores, como processos, métodos, regras, espaços, entre outros. 

  1. Combinação

Procure combinar elementos diferentes de forma criativa. Da combinação de dois produtos distintos, porém compatíveis, pode surgir um novo produto que atenda aos desejos de um outro nicho de mercado.

Um case de sucesso nesse quesito foi a criação da “carne do futuro”, um produto elaborado pela indústria alimentícia que tinha como objetivo agradar o público adepto a uma dieta vegetariana, mas que, ao mesmo tempo, não abria mão de comer carne.

Combinando as duas opções, as empresas conseguiram agradar dois públicos distintos e, ainda, dar base para a origem de um grupo totalmente novo.

  1. Adaptação

Analise todos os processos atuais, os materiais usados, a organização, a estrutura que já faz parte do dia a dia da empresa. Pense se não é possível atualizar algum deles para começar a se adaptar ao mercado atual.

Fazendo essa análise, você pode conseguir fazer um upgrade na disposição atual do seu negócio e, até mesmo, se tornar capaz de oferecer um serviço ou produto novo, se utilizando da mesma base de sempre.

  1. Modificação

Uma simples troca de identidade visual ou de abordagem comercial pode ocasionar o lançamento de um produto novo, que vai acabar conquistando um público totalmente diferente

Considere a modificação também em termos de proporção. Potencializar alguma característica, ou então suprimir algo do seu produto, possibilita a criação de algo novo

Vamos usar a indústria da moda como exemplo: fazer uma versão maior de uma calça pode transformar a peça em uma pantalona. Agora, criar uma versão menor pode originar uma nova linha de shorts para a empresa. Você pode inovar sua produção modificando o trabalho que o seu negócio já faz.

  1. Proposta

Uma boa proposta de mudança pode vir de vários lugares diferentes. Pode ser uma ideia espontânea, algo trabalhado pela equipe ou até mesmo um review do consumidor

Por isso, recolha feedbacks, faça perguntas ao time, pesquise relatos na internet e arrisque propor novos usos para um mecanismo antigo.

  1. Eliminação

Para encontrar novas soluções a partir do que você já tem, você precisa filtrar os recursos. Coloque todas as estratégias na mesa e veja o que não é tão produtivo assim.

Além disso, limitar as funcionalidades do seu produto ao esforço básico nem sempre significa ter retornos menores. Isso pode representar uma forma de reduzir os custos e acabar liberando espaço e capacidade produtiva para novas ofertas melhores.

  1. Reorganização

Quase sempre, a ordem das suas prioridades acaba refletindo no produto final. Observe a sua cadeia produtiva e veja qual impacto que trocar a sequência dos processos pode gerar nos seus resultados.

Aliás, uma coisa importante para se ter em mente ao trabalhar com a Metodologia Scamper, é que cada etapa não precisa ser seguida na ordem em que foi mostrada, necessariamente. Você pode eliminar excessos antes de adaptar equipes, e só substituir métodos depois de reorganizar as demandas. O que for melhor!

Afinal, o intuito da Metodologia Scamper é estimular a criatividade e inovar a organização da sua empresa. A partir dessas orientações criativas, você pode adaptar cada etapa à sua realidade ou necessidade. Não se prenda a elas, seja criativo!

Leitura recomendada: “Metodologia Ágil: 3 Vantagens dessa estratégia inovadora”

O que fazer pós Scamper

Como nós da EJFGV mostramos, o Scamper é uma metodologia para geração de novas ideias mas, em algum momento, essas sugestões devem se tornar uma realidade. Elas precisam sair do papel e serem colocadas em prática.

E, para fazer isso, é preciso analisar o que foi proposto e selecionar as melhores soluções para alcançar o objetivo definido. Depois, só é necessário aplicar a sugestão selecionada.

Conclusão

No cenário do mercado atual, ter ideias inovadoras no menor tempo possível tornou-se fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Por isso, já passou da hora de você implementar a Metodologia Scamper na sua organização. Converse com a EJFGV agora mesmo e descubra qual o melhor plano de negócios para a sua empresa.

1 comentário

Eu vi cash · 05/09/2023 às 14:25

Metodologia bem interessante, ainda não tinha sabia sobre ela!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos