Blog

Pesquisa de clima: 4 passos para avaliar a cultura organizacional da sua empresa

Pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta usada para mapear a percepção dos profissionais no ambiente empresarial. Através de um questionário virtual ou presencial, o colaborador responde às questões de acordo com sua experiência dentro da organização, demonstrando seu grau de engajamento e satisfação nos pontos abordados.

Os dados coletados são essenciais para que sejam definidas ações de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, é possível assegurar um diagnóstico mais preciso do ambiente e das motivações no dia a dia e, principalmente, manter a performance saudável da empresa.

Além de conhecer a impressão que os funcionários têm sobre o ambiente interno, a pesquisa também permite investigar mais a fundo os motivos que repercutem de forma direta nos lucros e nos rendimentos.

Como começar

A pesquisa de clima deve ser feita sempre anonimamente. Normalmente é feita de forma anual, mas pode ser realizada quando for necessário para o seu modelo de negócio. 

Uma boa pesquisa consegue abranger temas como estrutura, responsabilidade, desafio, recompensa, relacionamento, cooperação, conflito, identidade e padrões, todos dentro do aspecto empresarial. Ela também aborda temas relevantes em  seus questionários, como:  

  • O ambiente de trabalho; 
  • Remuneração e benefícios; 
  • Relacionamento com a equipe e gestores; 
  • Políticas de RH; 
  • Infraestrutura (softwares, escritório, equipamentos, computadores); 
  • Oportunidade de crescimento profissional; 
  • Comunicação interna. 

Se você tem vontade de aprender o que é pesquisa de clima e como realizá-la, continue a leitura abaixo.

Quais são os objetivos de uma pesquisa de clima?

O objetivo desta pesquisa é coletar e analisar os diversos tipos de dados que afetam as dinâmicas de trabalho em uma empresa. Eles são extremamente importantes dentro de uma gestão estratégica de pessoas. 

O clima organizacional só é positivo quando os colaboradores se sentem motivados, com a sensação de pertencimento, agem com um propósito e estão alinhados com a cultura organizacional da sua empresa.

Como é possível perceber, a intenção da pesquisa de clima organizacional é muito clara: promover uma avaliação do ambiente corporativo para entender quais são os pontos que necessitam de melhoria.

Com tais informações, é possível encontrar formas de elevar a produtividade dos colaboradores, melhorar a relação entre a empresa e sua equipe, além de fortalecer a imagem do negócio.

Dessa forma, será possível entender quais são os pontos específicos a serem trabalhados. Entretanto, todas as melhorias do negócio devem ser realizadas de maneira transparente, visando manter uma comunicação clara. Assim, será possível diminuir a rotatividade de colaboradores.

Principais benefícios da pesquisa de clima organizacional

  • Aumenta a motivação e engajamento da equipe
  • Melhora a produtividade da empresa
  • Proporciona uma comunicação interna assertiva
  • Reduz o absenteísmo e a rotatividade
  • Torna o clima organizacional saudável
  • Te posiciona diante da competitividade de mercado

Como aplicar na prática? 

A estrutura da pesquisa varia dependendo das necessidades de cada negócio. Questionários de múltipla escolha podem ser usados como uma estratégia bastante efetiva e assertiva

Ou então, adotar campos para respostas dissertativas é um método muito produtivo, porque permite a obtenção de feedback através de comentários e sugestões. Lembre-se de deixar seu colaborador livre para dar um retorno aberto e que seja proveitoso para a empresa e para os futuros planos que virão.

Além disso, é fundamental construir uma comunicação transparente entre o aplicador e o funcionário entrevistado durante a aplicação do questionário. Dessa forma, os colaboradores compreendem a real importância da avaliação e o resultado dela será muito mais preciso. Abaixo está o passo a passo para realizar a pesquisa da melhor forma possível.

Os 4 passos para uma pesquisa eficiente

Para estruturar e aplicar a pesquisa de clima organizacional, é importante seguir alguns passos para que a obtenção dos resultados aconteça sem obstáculos no processo. Confira 4 passos que a EJFGV considera essenciais para montar a sua: 

1.   Fazer um bom planejamento 

Uma das principais demandas é ter um bom planejamento, seja da sua estratégia de negócio ou da pesquisa em si. Os dois combinados irão fazer sua produtividade seguir crescendo.

Considere as variáveis que afetam sua pesquisa. Fatores temporais podem mudar o resultado da pesquisa e a disposição dos candidatos. Pesquise qual a melhor época do ano para realizar a pesquisa. Planeje a periodicidade para dar maior consistência à sua prática. 

Além disso, analise quanto tempo sua pesquisa vai durar. Isso interfere na quantidade de colaboradores que irão preencher sua pesquisa até o final. 

2.   Elaborar perguntas produtivas

Para criar as perguntas é preciso ter em mente que a pesquisa precisa estar alinhada com os objetivos da empresa. Portanto, é necessário passar por todos os pontos da organização, desde as regras e procedimentos de execução das tarefas, o sentimento de reconhecimento, benefícios e até sobre o grau de interação. 

Lembre-se, também, de tomar cuidado para que as perguntas não tenham duplo sentido ou sejam confusas. Seja bem claro e específico em cada uma das perguntas para que isso não atrapalhe a sua análise de resultados. 

3.   Utilizar as ferramentas corretas 

O formato mais comum para fazer a pesquisa é por meio de formulários, sejam eles virtuais ou físicos. Porém, este é um detalhe que tem que ser muito bem pensado. 

Já que, dependendo da quantidade de departamentos e funcionários da empresa, o setor de gestão de pessoas pode acabar levando muito tempo para analisar todos os dados. 

Por isso, ter a ferramenta certa pode ser um grande facilitador. Algumas empresas têm preferência em serviços presenciais, porém, às vezes é necessário contratar um tipo de plataforma virtual para apurar todas as respostas. 

O que realmente faz diferença é fazer um estudo sobre todas as opções disponíveis e encontrar a que melhor atende às suas necessidades. 

4.   Incentive a participação da equipe 

A ideia central da pesquisa de clima é baseada na participação da equipe. Portanto, como um gestor eficiente, incentive sua equipe a participar da pesquisa de uma forma orgânica, para que eles não sintam como se estivessem cumprindo apenas uma obrigação. 

Faça com que os funcionários entendam a importância deste processo, procure conquistar de forma sincera a participação de todos. 

Não se esqueça de manter uma comunicação clara e objetiva, mostre que a opinião de todos é válida e que merece ser ouvida. 

Afinal, a pesquisa de clima visa implementar melhorias no ambiente de trabalho. Então, reforce o anonimato do questionário e, assim, a equipe poderá expor seus sentimentos com mais liberdade. 

Conclusão sobre a pesquisa de clima organizacional

Em síntese, o foco da pesquisa de clima organizacional é elevar a produtividade, além de aumentar a aproximação entre a empresa e os colaboradores. 

Dessa forma, você pode fortalecer sua imagem no mercado, ao mesmo tempo em que alcança a transparência das informações, fortalece relações de trabalho saudáveis e diminui a rotatividade da empresa. 

Agora que você já sabe os passos para realizar a pesquisa de clima, marque um diagnóstico com a nossa equipe e descubra as melhores maneiras de colocar os planos da sua empresa em prática.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress