Qualquer pessoa que tenha uma boa base teórica em marketing conhece, muito provavelmente, os famosos 4 Ps do Marketing. Mas, mesmo que você não tenha estudado, muito provavelmente já deve ter lido vários textos, artigos e suposições sobre o que significam e sobre o seu valor.
Eles são as bases fundamentais de qualquer estratégia. Ou seja, mesmo se você não tiver uma estratégia ou planos definidos, o básico que você precisa ter em mente sobre seu produto, distribuição e conceito é, no mínimo, a noção dos 4 Ps do Marketing: produto, preço, praça e promoção.
Porém, o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo. Aqueles que buscam continuar de pé têm que se reinventar constantemente e escolher de forma correta como mostrar seu serviço da melhor forma. Como a EJFGV já mostrou anteriormente, os 4 Ps do marketing tentam abarcar toda essa nova dinâmica de mercado, e veremos abaixo como:
1. Produto – esse pilar define as características do produto, desde as mais básicas, como cor, tamanho e formato, até as mais avançadas, como funcionalidade, atributos e modo de uso.
2. Preço – ajuda a definir qual o valor que você deverá cobrar pelo produto. Pode ser definido através da análise de diversos fatores, como os custos de produção e a média do mercado. Também pode ser influenciado pelo valor de marca, ou seja, marcas com altíssimos valores agregados podem cobrar mais por produtos que não necessariamente custam mais para serem produzidos, pois ao comprar, o cliente também paga pelo valor da marca.
3. Praça – define onde será possível adquirir o produto. Nessa decisão, é essencial uma análise intensa de público-alvo e de seus comportamentos de compra. Vai desde lugares físicos, como supermercados e lojas, até ambientes virtuais, como sites e redes sociais.
4. Promoção – esse pilar não se refere à promoção no sentido de “preços reduzidos”, e sim, no âmbito de promover seu produto e como fazer com que os clientes em potencial tomem conhecimento da sua marca e do que ela pode oferecer.
A necessidade de ter mais Ps
Para garantir a definição de um plano de marketing cada vez mais completo e integrado, outras questões além dos 4 Ps deveriam ser levadas em conta.
Na tentativa de garantir os benefícios que embarcam a entrega de um serviço, não cabe simplesmente falar de praça, promoção, preço e produto. Uma estratégia que leva em conta somente os 4 pilares fundamentais do marketing não consegue abranger toda a nova estrutura organizacional do mercado.
Por isso, para complementá-los, foram adicionados mais 4 Ps à lista, dando origem aos 8 Ps do Marketing. São os quatro citados anteriormente (preço, praça, promoção e produto), adicionados a: pesquisa, planejamento, publicação e precisão. Atualmente a metodologia dos 8 Ps do Marketing é a mais usada no Brasil e é reconhecida internacionalmente. Veja abaixo o que significa cada um dos novos Ps:
5. Pesquisa
A Pesquisa é responsável pelo estudo do perfil do consumidor e seu comportamento na internet. É fundamental entender as motivações, as tendências e os hábitos dos consumidores para conhecer seu público-alvo e orientar as ações de marketing digital.
Uma das inovações trazidas pela internet foi a facilidade com que podemos realizar essas pesquisas hoje em dia. Existe uma série de ferramentas extremamente úteis que vão te proporcionar os melhores resultados.
6. Planejamento
Agora que você já tem os dados e estatísticas do perfil do seu consumidor, é hora de planejar. Planeje o conteúdo que será publicado, a plataforma que será utilizada e até o horário no qual ele será veiculado. Esses são fatores cruciais a se considerar nesse processo, porque o marketing digital realmente exige muito planejamento.
Por isso procure estabelecer objetivos claros, mas lembre-se de que a comunicação na internet é dinâmica. Ao longo dos planejamentos, esteja preparado para adaptar sua comunicação de acordo com o que pode gerar mais engajamento.
7. Publicação
Esse é o momento de execução do seu planejamento, a fase das publicações. E, ao pensar na publicação, foque no marketing de conteúdo, que traz resultados consideráveis na geração de leads. Produza conteúdos que interessem ao seu público e o aproximem da sua marca, visando seguir a ideia do funil de vendas.
8. Precisão
No Marketing Digital, uma das maiores vantagens é poder medir o resultado de cada ação. Por isso, a precisão avalia os resultados das estratégias realizadas. Para isso, usam-se KPIs (que em português significa indicadores-chave de performance). São métricas que avaliam o sucesso ou fracasso de determinada ação. Alguns dos KPIs mais usados para avaliar a performance de campanhas são o custo por lead, o ticket médio e taxas de conversão.
Através dessas estratégias, é possível analisar o perfil de quem interage com você, quantas pessoas abriram e/ou clicaram em um e-mail marketing, qual o conteúdo mais acessado do seu site, etc.
Atualizando os 8 Ps na construção das suas ações, você melhora a performance das suas campanhas, transforma seu conteúdo em algo mais preciso e elabora uma estratégia mais assertiva. Nós podemos te ajudar a aplicar os 8 Ps no seu negócio, é só entrar em contato com a EJFGV!
0 comentário