Gestão de time: 7 passos para integrar sua empresa

Ocupar um cargo de liderança de forma eficiente é um grande desafio dentro do meio empresarial. No processo de gestão de time é fundamental saber como lidar com subordinados para que a atuação destes seja, também, eficaz e produtiva.

Muitos gerentes acabam cometendo erros bobos de execução ao lidar com a gestão de time. Isso acaba com a motivação de seus funcionários e, consequentemente, diminui drasticamente os níveis de produção de todo o grupo.

Por isso, é preciso fazer a gestão de time com um bom preparo e visão de mercado. Assim, você consegue manter o time alinhado aos objetivos estratégicos da empresa, com profissionais constantemente motivados e focados.

Um gerenciamento de pessoas adequado otimiza a rotina de trabalho e é fundamental para uma gestão de alta performance. A produtividade, afinal, está intimamente ligada à capacidade individual de execução dos funcionários, mas, acima de tudo, ao potencial conjunto da equipe.

Para entender melhor as vantagens de investir em uma gestão de equipes, continue a leitura abaixo.

Quais são os benefícios da gestão de time?

Quem trabalha com empresas sabe o quanto o papel do líder pode ser um reflexo para a produtividade. Você pode ser um chefe inflexível e rigoroso demais, ou então um líder negligente que não se envolve com o trabalho. Ambos comportamentos têm a capacidade de desmotivar qualquer membro da equipe. 

Por outro lado, um chefe confiante e empático, que coloca o time para cima e dá suporte diante das dificuldades do dia a dia, tem o poder de elevar o desempenho geral de todos os membros.

Além disso, ter boas lideranças na empresa contribui para:

  • Evitar atrasos
  • Estimular a colaboração entre os membros do time
  • Trazer inspiração e criatividade para os membros
  • Melhorar o clima interno
  • Melhorar a comunicação entre o grupo
  • Impulsionar o NPS dos membros
  • Reter talentos na empresa
  • Reduzir as taxas de rotatividade e absenteísmo da equipe
  • Transformar a empresa em um bom lugar para se trabalhar
  • Melhorar a imagem da organização
  • Atrair novos talentos

Qual o papel de um gestor nessa hora?

O gestor de time é o líder responsável por colocar tudo o que foi mostrado acima em prática. Por isso, o gerente da equipe deve ser uma referência para o time.

Isso é feito motivando os funcionários no dia a dia da empresa, dando apoio sempre que necessário, com um olhar humanizado aos problemas pessoais e profissionais dos membros.

O líder também deve atuar de forma estratégica, dando feedbacks e estabelecendo uma comunicação assertiva e transparente dentro da empresa.

Assim, ele deve manter contato frequente com o grupo, além de treinar as equipes e torná-las cada vez mais capacitadas em suas respectivas áreas de atuação.

Na sequência, você vai observar 7 passos para realizar uma gestão de time de excelência no dia a dia da sua empresa.

7 passos para fazer uma gestão de time de qualidade

1. Acerte no recrutamento

Para cada equipe, é preciso encontrar o membro que tem mais potencial em relação às funções de determinado setor ou projeto específico da empresa, com capacidade de se tornar um futuro líder.

Mas além da questão técnica, é preciso avaliar durante o recrutamento se o potencial líder é um profissional capaz de se automotivar e ter autocontrole frente às adversidades do dia a dia do negócio. Ao avaliar o fit cultural do candidato, observe se ele consegue delegar tarefas e ter empatia com o restante da equipe.

2. Delegue tarefas de forma assertiva

Quando o líder prioriza a comunicação aberta e o alinhamento com os colaboradores na gestão de time, ele também tem a chance de conhecer individualmente o perfil de cada um, identificando seus pontos fortes.

Conhecendo o perfil e as habilidades de cada profissional, torna-se muito mais fácil delegar funções adequadas para cada membro da equipe.

3. Considere a satisfação do trabalhador

Um outro ponto extremamente relevante para entender a importância do gerenciamento de equipes é acompanhar a satisfação dos colaboradores

A otimização das relações estimula vínculos mais fortes, estabelece confiança e gera motivação. Esse clima saudável dentro da empresa aumenta consideravelmente a tendência a resultados positivos.

4. Pratique endomarketing

O endomarketing é um conjunto de ações que busca melhorar o ambiente de trabalho, além de integrar e engajar os profissionais. Essa é uma das ferramentas mais eficazes para reduzir a rotatividade de profissionais.

O seu time é o principal responsável pelo desenvolvimento do seu trabalho. Quando o colaborador se sente valorizado dentro do projeto no qual trabalha, ele mantém elevado o nível da produção e se sente motivado a fazer um trabalho cada vez melhor.

5. Reconheça os talentos 

Cada trabalhador possui uma série de habilidades e reage a diferentes estímulos de reconhecimento. Todos têm talentos específicos que, se nutridos da maneira correta, podem ser usados ​​para otimizar os resultados do negócio.

O papel do gestor é identificar e extrair o melhor desses talentos. A partir disso, é possível entender como usar o potencial das pessoas e descobrir de que tipo de capacitação elas precisam para melhorar seu desempenho. 

6. Capacite a equipe

Seguindo esse pensamento, uma das melhores áreas para se investir, de fato, é a de capacitações. Uma gestão de time de qualidade tem como direcionamento a certeza de que os funcionários são capazes de executar suas funções. Confiar nisso garante a boa execução, além de manter os membros motivados.

Por isso, mesmo que ainda não haja a capacidade técnica entre seus funcionários, você deve se certificar de que eles têm o potencial de aprender. Ofereça cursos, capacitações e palestras que motivem o membro e o façam aprender mais sobre sua área de atuação.

7. Cuide do bem-estar dos funcionários

Um profissional só se mantém motivado e produtivo se estiver tranquilo com sua vida financeira, sua saúde física e mental e a vida em família. E a empresa, por meio de benefícios corporativos, pode contribuir para com esse bem-estar.

Por exemplo, um profissional com dívidas tem sua produtividade reduzida de 15% a 20%. E se 79,3% das famílias brasileiras estão endividadas, é provável que os membros da sua equipe necessitem de algum tipo de suporte, mesmo que em termos de recursos humanos.

Conclusão


Investir em uma gestão de time bem organizada e com um direcionamento apropriado aumenta a chance de retornos positivos e mais frequentes para a sua empresa. Se você deseja aplicar essa estratégia na sua empresa, é recomendável fazer um diagnóstico adequado antes. Por isso, entre em contato com a EJFGV e marque uma conversa conosco agora mesmo!

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos