Quando falamos de presença nas redes sociais, o LinkedIn pode ser subestimado, ainda que seja parte imprescindível da comunicação das empresas com todos os componentes do mercado.
O site disponibiliza ferramentas personalizadas para o mundo corporativo, permitindo que você se comunique mais precisamente com contratantes, concorrentes ou possíveis parceiros.
Nesse artigo, vamos te contar um pouco mais sobre essa rede e te mostrar 5 dicas para tornar sua marca mais atrativa na plataforma.
Se interessou? Continue sua leitura.
O que é o LinkedIn?
O LinkedIn é a maior plataforma profissional do mundo, funcionando como um grande ponto de ligação entre os participantes ativos do mercado.
Dentre diversas outras ferramentas, o site permite que os usuários configurem seus perfis para anunciar que estão buscando ou que conseguiram novos empregos. Da mesma forma, empresas podem anunciar a procura por candidatos para novas vagas.
Assim como nas outras redes sociais, um bom marketing de conteúdo é fundamental para construir notoriedade dentro do LinkedIn, mas com um diferencial: o caráter profissional permite que essa produção seja mais específica e direcionada para concorrentes e possíveis candidatos a vagas.
Por que estar presente no LinkedIn?
Como dissemos anteriormente, o LinkedIn permite a criação de um conteúdo mais direcionado, o que auxilia muito na conquista orgânica de leads já adequados, que se encaixam mais precisamente no perfil de relacionamento da sua empresa.
Além disso, é possível transmitir com clareza os conceitos de missão, visão e valores da sua empresa, tanto através do seu perfil quanto do perfil dos colaboradores, que podem mencioná-lo em suas publicações pessoais.
Vale ressaltar que um bom uso da plataforma também tende a aumentar significativamente a credibilidade e a reputação de um negócio.
Para isso, é importante que o perfil seja bem detalhado e as publicações sejam constantes e com um conteúdo coerente e de qualidade, que é sobre o que vamos falar mais adiante.
5 dicas de utilização do LinkedIn
- Conhecimento do próprio negócio
Conhecer bem a própria empresa e suas necessidades é imprescindível para a elaboração eficaz do branding.
Esse primeiro passo garante que você estabeleça uma identidade que pode ser seguida em todas as redes sociais, bem como elabore estratégias a longo prazo com uma base sólida para te apoiar.
- Definição de público-alvo
Um público-alvo bem estabelecido resulta em uma produção melhor de conteúdo que, por sua vez, atrai leads mais adequados.
Para isso, você pode observar quem tem mais engajamento com o seu conteúdo, além de procurar por possíveis clientes ou colaboradores com determinadas descrições de perfil.
Uma boa dica para encontrar usuários são os grupos, você pode fazer parte de grupos que englobem suas áreas de conhecimento e atuação e, dessa forma, exibir melhor o que você tem a oferecer para um público ainda mais nichado, além de entender o que essas pessoas querem ver.
- Otimização de EVP
A proposta de valor do empregador, ou EVP, funciona como base para a comunicação com talentos, seja de forma interna – com seus atuais membros – ou externa – com aqueles que você deseja prospectar.
Da mesma forma que o conteúdo deve corresponder ao público alvo, ele também deve ser utilizado de forma a otimizar a EVP, de forma coerente, atraente e confiável.
- Desenvolvimento de estratégias
Para que sua empresa seja cada vez mais reconhecida, é necessário elaborar estratégias de comunicação. A primeira dica é testar essas estratégias com concorrentes menores para, então, cavar seu lugar entre os grandes perfis.
Sabemos que os perfis mais ativos na plataforma têm mais chances de se destacarem. Entretanto, isso precisa ser feito de forma coerente para que sua identidade seja solidificada.
Vale ressaltar, novamente, a importância da participação dos colaboradores no LinkedIn. Perfis personalizados com fotos da empresa são um bom caminho se aliados a uma boa cultura interna que incentive aquele membro a falar positivamente do local onde trabalha.
- Análise de métricas
Suas estratégias podem parecer imbatíveis, mas só é possível ter certeza de que elas funcionam através da análise de métricas.
É possível, por exemplo, elaborar planos que funcionem durante determinado período e, então, estudar sua eficácia para saber como agir a partir desse ponto.
Um bom plano de marketing para o seu negócio
Ainda que sua empresa seja estruturada e administrada com perfeição, é fundamental que ela seja conhecida e reconhecida para sobreviver e crescer no mercado.
No caso da Ma Cerise, confeitaria cliente da EJFGV, a falta de movimento não significava um mau cuidado interno, mas sim a ausência de um plano de marketing eficiente. Depois de implementado, o aumento no faturamento superou um crescimento de 10 vezes.
Para saber como também podemos ajudar você e o seu negócio, confira nossas soluções em mercadologia.
0 comentário