Blog

Marketing de relacionamento: 3 vantagens de fortalecer as conexões da sua empresa

Uma das estatísticas mais conhecidas no mundo da administração é a de que custa entre 5 e 10 vezes mais conquistar um novo cliente do que manter um antigo. E o marketing de relacionamento leva esse dado muito a sério.

Como o próprio nome indica, o marketing de relacionamento visa criar uma conexão mais forte entre o comprador e o vendedor, estabelecendo um laço que vai além do momento de compras e vendas. E, como todo relacionamento, essa relação empresa/cliente precisa ser construída, mantida e nutrida. Por isso, essa área tenta criar um vínculo mais duradouro e consolidado entre empresa e cliente.

Por isso, o investimento de tempo e recursos nesse relacionamento pode ser bastante expressivo, mas o retorno também é muito mais alto.

Contudo, essa missão se mostra cada vez mais difícil em razão do aumento da concorrência entre empresas e com todas as diferentes formas pelas quais um vendedor pode chegar a um potencial cliente.

Por outro lado, esse é um cenário que só reforça cada vez mais a importância de estabelecer relações sólidas e duradouras com seus clientes. Diante dessa realidade, a EJFGV separou alguns fatores que você precisa saber para melhorar o relacionamento com seus clientes. Se você tem interesse em evoluir seus negócios através dessa estratégia, continue a leitura abaixo.

O que é Marketing de Relacionamento?

Marketing de Relacionamento é o conjunto de estratégias de prospecção, fidelização e criação de autoridade da empresa no mercado. O seu principal objetivo é ajudar as empresas a conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem defensores e potencializadores do alcance da marca. 

O Marketing de Relacionamento pode ser bastante diversa e englobar estratégias como:

  • Construção e disseminação de marca;
  • Fidelização e criação de autoridade no mercado;
  • Contato com o público em diferentes canais de Marketing Digital e comunicação;
  • Automação de Marketing com seus contatos.

Essas estratégias têm como objetivo tornar a marca uma referência no mercado, principalmente pelas boas experiências oferecidas aos usuários. Para conseguir tudo isso, a empresa, em tese, cria um relacionamento em que oferece vantagens para seus clientes e prospects através de ações comunicativas bem estruturadas.

O Marketing de Relacionamento visa muito mais do que aumentar vendas. Visto que, ele não se limita apenas a conquistar clientes, mas sim novos admiradores: pessoas que confiam na sua conduta e se sentem inspiradas por ela. E, de certa forma, essa é uma via de mão dupla, pois para alcançar a admiração do público, é preciso oferecer algo único, que seu cliente não pode obter em nenhum outro lugar.

Essa sensação de exclusividade serve para criar uma relação contínua e progressiva com cada pessoa. Isso pode ser realizado de várias formas, mas funciona até mesmo para que um cliente de um produto ou serviço básico seu enxergue opções mais avançadas das suas soluções. 

Outro ponto importante é que, ao manter o relacionamento com o público, sua empresa pode educá-lo e ajudá-lo a identificar uma necessidade que antes não era tão clara. Nesse sentido, a produção de conteúdo cumpre um papel essencial para alavancar os resultados do seu relacionamento e do Marketing Digital.

Investindo em ações de Marketing de Relacionamento, o público pode se aproximar da sua empresa e conhecer mais detalhes do que você faz e as soluções que oferece. Assim, as chances de perceber o valor da sua solução e comprar se tornam bem maiores.

Além disso, passando por uma boa experiência com sua empresa, é provável que esse público queira divulgar essa experiência positiva para outras pessoas, gerando um efeito dominó de recomendações, que influenciam muito na aquisição de novos clientes.

Os 3 benefícios de fazer o marketing de relacionamento

Entendendo o impacto que o Marketing de Relacionamento pode gerar na sua operação, conheça mais 3 benefícios que essa estratégia pode proporcionar para sua empresa.

1. Aumento do LTV

O LTV é a métrica que ajuda a entender a importância de manter o cliente fiel pelo maior tempo possível. Só assim é possível que ele entregue um valor maior do que aquele que foi gasto na sua aquisição.

Logo, a estratégia de construir relacionamentos ajuda a ampliar a durabilidade dessa conexão com o cliente. Conseguindo conquistar clientes fiéis, novas compras serão feitas e o LTV ficará mais alto.

Além disso, é provável que os clientes fiéis se tornem embaixadores da marca, recomendando produtos e serviços a amigos e familiares, ajudando a reduzir o seu CAC.

2. Economia com marketing e anúncios

Os gastos em marketing e anúncios para conquistar novos clientes podem diminuir a partir do foco em construir relacionamentos espontâneos com os clientes. Como eles recomendam uns aos outros os produtos e serviços de uma marca, o comum é ter um impulsionamento orgânico nas vendas.

Marcas que focam nesse modelo de marketing geralmente não investem tanto em anúncios de tráfego pago.

3. Comunicação muito mais alinhada

Por último, fica claro que o Marketing de Relacionamento têm um alinhamento organizacional mais forte em torno de proporcionar uma experiência excepcional para o cliente. Nesse caso, todas as equipes da empresa devem trabalhar juntas para trazer clientes satisfeitos e felizes a longo prazo.

Isso acontece através de muitos alinhamentos entre o time e o cliente, acompanhamento constante dos projetos e uma comunicação aberta e transparente.

Para começar a planejar suas estratégias, marque um diagnóstico com a EJFGV. Nós elaboramos planos de negócios e soluções personalizadas para atender às necessidades da sua empresa.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress