Blog

Notion: conheça tudo sobre a ferramenta e seus 3 elementos mais valorizados

Já pensou em contar com uma plataforma organizacional para facilitar o seu trabalho no dia a dia?

O Notion é uma ferramenta que te permite alcançar lugares que antes pareciam impossíveis. Toda organização se torna mais fácil com ele.

Veja mais:

O que é o Notion?

O Notion é uma plataforma voltada para a organização de tarefas gerais, que permite você inovar o seu planejamento pessoal e profissional. Com acesso à Internet ou não, no computador ou dispositivo móvel, ele te deixa trabalhar de onde quiser e com quem quiser.

Uma das funcionalidades do Notion é permitir a você um novo modo para escrever textos, listas e etc., a fim de armazenar essas ideias e também organizá-las mais cuidadosamente, seja por meio de tabelas, banco de dados ou outras maneiras.

Além disso, o Notion também abre a possibilidade de adicionar filtros de navegação e encontrar tudo de forma mais prática. Ainda, você também pode adicionar páginas e subpáginas e realizar sua organização livremente, como pastas comuns do seu computador.

Portanto, o que é o Notion? 

Ele é, na verdade, muito mais do que um simples um aplicativo de organização. Ele pode funcionar como um “segundo cérebro” com notificações. Nele ainda é possível visualizar de forma simplificada os seus afazeres do trabalho e do dia a dia.

Se você estiver se perguntando se ele também funciona para empresas, a resposta é sim, mas com assinaturas pagas. Por exemplo, se você for adicionar um orçamento privado e, ainda, quiser incluir as tarefas de sua equipe, pode organizar tudo em páginas individuais com restrição de acesso.

Para terminar, você também é capaz de compartilhar suas páginas e anotações com outras pessoas sem problemas. Você consegue divulgar seu conteúdo para outros usuários do aplicativo ou com pessoas de fora também, como no aplicativo do Dropbox.

Como ele funciona?

As ferramentas colaborativas online, como o Notion, facilitaram, e muito, a realização de trabalhos em equipe. Seja trabalhador autônomo ou uma empresa, ele será muito útil. Seu principal objetivo, como dito, é criar e arquivar notas, para facilitar a rotina.

Resumidamente, a ideia por trás da ferramenta é que não precisa seguir caminhos extremamente longos de pastas digitais para encontrar os documentos que está procurando.

Para isso, sua colaboração para manter o computador sempre limpo e gerenciável também é indispensável. Além disso, também se atente sempre em como achar a melhor organização possível para os dados específicos da sua empresa.

Assim, todos os dados e documentos importantes podem ser encontrados na mesma plataforma. Em outras palavras, os processos de trabalho e a troca de informações são executados de maneira rápida e sem dificuldades.

Como usar a plataforma?

A utilização do Notion e de todas as suas funcionalidades se torna mais fácil quando você compreende bem toda a sua estrutura. O passo inicial é ter em mente que existem três formas de acessar o Notion no seu cotidiano.

Na primeira delas, a versão web, você pode acessar pelo seu computador pessoal ou de trabalho, fornecendo usuário de login e senha. Simples.

Além disso, a plataforma também está disponível em formato de aplicativo para celulares, tendo seu download disponível para dispositivos Android e iOS.

Outro ponto fundamental para entender tudo sobre a utilização do Notion é compreender a estrutura. Ele funciona assim:

  • Workspace;
  • Páginas dentro do workspace;
  • Seções do workspace.

Quando você cria uma conta, o primeiro workspace é padrão e ele cria as suas próprias recomendações, que são:

Ainda, é possível também criar subseções dentro das notas de reuniões (ou atas de reuniões):

Por fim, saiba também que todas as páginas que são criadas por você permitem a criação de sub-páginas.

Você estará no controle de tudo e irá escolher a melhor forma de organizar as informações nas páginas. 

Quais seus 3 elementos mais marcantes?

O Notion possui várias funcionalidades, mas três delas se destacam:

Wiki

Com essa função, os usuários conseguem inserir o tipo de conteúdo desejado de forma rápida. Também é possível guardar dados importantes e outras informações, de variados tipos, em um só lugar.

Gerenciador de tarefas

Ele facilita manter o controle sobre os projetos da empresa, notas, bases de dados gerais e conhecimentos acerca da empresa. 

E aqui não importa o estilo de projetos que você precisa controlar, pois será fácil da mesma maneira. Todos os membros incluídos nos canais terão um panorama geral das tarefas adicionadas.

Anotações

O Notion é considerado uma plataforma bastante inclusiva, visto que permite a incorporação de qualquer tipo de conteúdo, parecido com o que acontece com o Wiki. Seu uso também é bastante intuitivo, consistindo em simples gestos de cliques, arrastar, soltar, etc.

Também é possível optar pela melhor segurança dos seus dados, deixando eles privados ou com acesso compartilhado, com pessoas específicas ou não. De certo modo, isso auxilia no processo de otimizar a comunicação interna da sua empresa.

Mas afinal, por que usar o Notion?

A maior vantagem do Notion consiste, em sua maioria, na possibilidade de encontrar qualquer tipo de informação armazenada no seu espaço pessoal em um tempo bem curto.

A visualização em árvore (interface gráfica) é um elemento que também facilita a visualização dos conteúdos. A experiência aqui é a de achar o dado certo na hora que você precisar dele.

Com ele, você também consegue dar um descanso para o seu psicológico, pois assim você não precisará lembrar e pensar em tudo a todo momento. Não há dificuldades de navegação!

O Notion pode ser justamente o que falta para você consolidar uma organização eficiente de dados na sua empresa. 
Suas funcionalidades são numerosas e as possibilidades se tornam ainda maiores por esse fator. Entre em contato com a nossa equipe e comece hoje mesmo a utilizar o Notion na sua gestão.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress