Blog

Retenção de clientes: como proporcionar uma experiência de qualidade

A retenção de clientes consiste em manter os seus compradores sempre por perto para que eles continuem realizando novas compras. Adotar ações e estratégias que cativem o cliente; fazer com que ele dê preferência para o seu negócio; manter o atual cliente engajado e feliz: todos esses são meios de conseguir fidelizar o seu cliente. 

Desde o aproveitamento da conveniência até a priorização da personalização, existem muitas maneiras de manter um cliente fiel. E, como nós temos mostrado extensivamente no blog da EJFGV, custa de 5 a 7 vezes mais conseguir um novo cliente do que manter um atual.

Por isso, sempre é muito mais rentável e vantajoso para o seu negócio investir em estratégias de fidelização que mantenham um alto padrão de qualidade para a experiência do cliente.

Então, se você quer melhorar a sua abordagem e aperfeiçoar a experiência que sua empresa proporciona aos clientes, continue a leitura abaixo.

A saldo positivo de investir na retenção de clientes

A retenção de clientes ajuda a dar um grande destaque para um negócio no mercado. Contudo, esse alcance maior da empresa não causa somente o aumento do número de vendas, como também traz inúmeros benefícios de branding.

Tendo em vista que os nichos empresariais ficam cada vez mais ramificados e competitivos atualmente, você precisa dar motivos para que o público prefira o seu negócio e permaneça fiel à sua marca.

A boa relação que você cultiva com seus clientes é revertida em benefícios para o próprio negócio. Assim, as vantagens que você oferece a eles quase sempre acabam tendo um ótimo retorno. Para você entender melhor essa proposta sendo colocada em prática, nós da EJFGV listamos abaixo os principais benefícios de reter um cliente em sua rede.

Benefício 1: Redução de custos

Como mostramos anteriormente, é muito mais barato para a empresa manter um cliente antigo em vez de atrair um novo. Quando mantemos o foco em constantemente atrair novas pessoas, há um investimento massivo em campanhas de marketing. 

Quando optamos pela retenção do cliente, também é necessário investir em divulgação, porém, serão utilizadas ferramentas de menor investimento, como o e-mail marketing. Você já está em contato com a pessoa e conhece suas preferências, ou seja, tudo pronto para fazer uma boa proposta.

Benefício 2: Estabilidade do negócio

Outro grande benefício de fazer a retenção de clientes é conseguir manter estabilidade para o seu negócio. Retendo clientes, você se encontra em um lugar muito mais confortável, onde só precisa gerar um estímulo eficiente direcionado a eles para conseguir novas compras. Personalizando campanhas conforme as preferências de cada cliente, você tem maiores chances de receber retornos satisfatórios, por exemplo. 

Os clientes mais antigos também têm alta probabilidade de te ajudar a evitar momentos de crise nos negócios. Ou então, a garantir que você passe pelas variações do mercado com o mínimo de estabilidade.

Benefício 3: Fortalecimento da marca.

Uma empresa consideravelmente boa consegue realizar as vendas e até atingir a satisfação dos clientes. Porém, para atingir a excelência no processo comercial, a experiência do cliente precisa dar um passo além. Sem cultivar o relacionamento entre marca e público, em pouco tempo os seus serviços serão esquecidos, ou até mal vistos, já que a sua empresa não deixou uma marca memoravelmente positiva no cliente.

Trabalhando a fidelização, você faz com que o seu negócio se torne sólido. A empresa ganha força pela sua presença no mercado e começa a gerar memória de marca. Isso faz toda diferença se você deseja aumentar o escopo das suas vendas.

Na sequência, você vai ver diferentes maneiras de aplicar a fidelização de clientes no seu negócio.

Como aplicar estratégias de retenção de clientes na prática

1. Procure um feedback do cliente

Seja de forma digital (por meio de formulários) ou presencial (com entrevistas e reuniões no escritório), se você quer começar a reter clientes, você precisa estabelecer um processo para obter feedbacks. Existem diferentes maneiras de coletar o feedback do cliente. A maneira mais comum é com uma pesquisa NPS (Net Promoter Score). 

Depois de analisar os resultados das pesquisas, você deve reunir toda a equipe e observar os caminhos para melhorar a experiência do usuário.

2. Monitore o contato com o cliente

Caso seus clientes não estejam se comunicando com feedbacks, sua equipe deve ser proativa na comunicação com eles. Se os clientes não estão interagindo com sua marca há algum tempo, você deve fazer o primeiro contato e resgatar o diálogo entre a sua empresa e eles. 

Considerar a implementação de um calendário de comunicação para monitorar o contato com o cliente é uma das melhores maneiras de gerenciar a relação entre vocês e evitar que o cliente seja perdido.

3. Cultive confiança entre você e seus clientes

Construir confiança não depende de uma tática universal que qualquer negócio pode implementar quando quiser. Esse relacionamento seguro com o cliente é algo a ser construído a longo prazo

Portanto, sua empresa deve ser consistente nas tentativas de gerar valor aos clientes. Seguir a promessa feita pela sua marca e fazer com que ela caminhe de acordo com suas atitudes empresariais traz um impacto enorme sobre se seus clientes percebem ou não sua marca como confiável.

4. Ofereça serviços exclusivos e personalizados

Não é fácil oferecer um serviço que seja diferente de tudo visto pelo seu cliente, mas a recompensa a longo prazo vale a pena.

Afinal, as pessoas têm tendência a comprar o que gera valor para elas. Portanto, eliminar um problema que significativamente incomoda o cliente, otimizar o fluxo de trabalho dele ou melhorar um processo, de uma forma que nenhuma outra empresa consegue, é um ótimo começo para o cliente se comprometer com sua marca.

Ao reter clientes, as empresas podem ajudá-los a obter mais valor de um produto, encorajá-los a compartilhar feedbacks e influenciar novos clientes potenciais, começando a construir uma comunidade de clientes com os quais eles possam se conectar.

Qual estratégia de fidelização de clientes é a mais adequada para seu negócio?

Como você leu acima, existem diversas formas diferentes de aplicar a retenção de clientes em uma empresa. Para não ficar desorientado e nem perder as oportunidades do mercado, entre em contato com a EJFGV e realize um diagnóstico empresarial. Nós elaboramos os melhores planos para impulsionar seus negócios e conseguir atingir todos seus objetivos como empresa.

1 comentário

Marketing De Indicação: 5 Fatores Básicos De Um Referral De Sucesso | Empresa Júnior FGV · 24/10/2022 às 15:30

[…] E para fazer esse pedido é preciso saber lidar bem com os clientes. Por isso, recomendamos a leitura do texto “Retenção de Clientes: Como Proporcionar uma Experiência de Qualidade” […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress