Endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma estratégia de mercado voltada para ações dentro do ambiente de trabalho. Essa estratégia de marketing institucional visa passar uma imagem melhor da empresa para seus colaboradores, incentivando a motivação das equipes.
O que é endomarketing?
O termo “endo” significa “algo que acontece internamente”, e isso representa fielmente o endomarketing: um marketing que vem de dentro da empresa, direcionado aos seus próprios funcionários. Também chamado de marketing interno, ele é uma estratégia de marketing focada no capital humano de um empreendimento.
O endomarketing tem como base o relacionamento entre os membros da empresa. Ao cultivar relações saudáveis no ambiente de trabalho, uma empresa automaticamente melhora sua imagem dentro do mercado e facilita a fidelização do público consumidor e dos membros colaboradores com o negócio.
A fidelização de público significa atingir um nível exemplar de retenção na empresa, tanto de clientes como de talentos, o que é indispensável dentro de um mercado tão competitivo.
Para conseguir de fato estabelecer um bom marketing interno, é preciso ir além da comunicação interna, que já é regra dentro de qualquer empresa que tenha uma boa cultura organizacional. Na verdade, você precisa investir em incentivo e interação entre os colaboradores e a empresa.
Dessa forma, o endomarketing não se refere apenas aos meios por onde os colaboradores vão receber uma informação, mas sim sobre as ações desenvolvidas para criar um relacionamento com esses profissionais e conseguir gerenciar a equipe de forma produtiva.
No Endomarketing o foco é a integração, o alinhamento de objetivos, a organização de metas e a troca de feedbacks.
Endomarketing na prática
Para os funcionários sentirem que fazem parte da empresa, você pode aplicar:
- treinamentos e capacitações;
- incentivos ao diálogo e à troca de experiências;
- eventos corporativos voltados aos colaboradores;
- valorização real do desempenho individual e coletivo;
- melhorias nos processos de comunicação interna.
Agora, entenda em detalhes 5 ações produtivas para motivar colaboradores dentro do ambiente corporativo.
1. Desenvolva a comunicação interna
Se comunicar internamente de maneira eficiente não significa apenas fazer quadros de organização ou mandar e-mails frequentemente. Para criar uma comunicação interna e produtiva, é preciso ir além disso.
Desenvolva ambientes onde os colaboradores também possuam vozes ativas para fornecer feedbacks e sugestões para a empresa. Isso traz um maior protagonismo da equipe nos processos e gera maior confiança entre vocês.
2. Crie políticas de benefícios
Há grande índice de motivação quando alguém é reconhecido pelo esforço prestado. Seja através de homenagens, menções honrosas ou até mesmo prêmios, você deve encontrar formas de reconhecer e beneficiar um colaborador que realiza ações positivas para a empresa.
Um membro que bate todas suas metas merece reconhecimento, mas todos os membros merecem ouvir o quanto são importantes e essenciais para o funcionamento da empresa como um todo: seja no dia a dia, seja em ocasiões especiais, como premiações.
3. Ofereça capacitações
Ter colaboradores que acompanham as principais novidades do mercado é um grande diferencial. Por isso, você deve orientar seus membros oferecendo cursos, treinamentos e palestras frequentemente para que eles estejam sempre se especializando mais.
Essa ação traz benefícios para ambas as partes. A empresa poderá contar com profissionais qualificados e preparados para diferentes cenários de mercado, enquanto o membro terá a chance de se tornar especialista na área de aprendizado.
4. Promova interação
Investir em ações informais que estimulem mais interação entre colaboradores de diferentes áreas é fundamental para melhorar as relações. Isso evita a competitividade excessiva entre os membros e promove a conexão de setores diferentes que não têm muito contato normalmente, criando um ótimo clima organizacional.
Essas atitudes podem ser eventos internos, confraternizações, comemoração para os aniversariantes do mês, entre outros. Ao fazer isso, você mostra que a empresa valoriza os membros, enquanto eles mantêm o foco na boa convivência e na troca de experiências.
Leitura recomendada: “Gestão de time: 7 passos para integrar sua empresa”
5. Realize pesquisas de satisfação
A pesquisa de NPS (Net Promoter Score) geralmente é direcionada ao cliente, com o objetivo de entender as dores e necessidades que o atingem. Mas a mesma pesquisa se encaixa muito bem no caso dos colaboradores.
Eles podem ter dúvidas, recomendações e necessidades que uma rápida pesquisa de satisfação pode acabar contemplando.
O objetivo dessa pesquisa é compreender quais são as opiniões deles em relação à empresa, além de entender pontos negativos que muitas vezes não são notados pelos líderes. Ou seja, essa é uma ação indispensável no endomarketing, pois possibilita que a liderança enxergue a organização do ponto de vista do colaborador.
Assim fica mais fácil e alcançável propor soluções sólidas para necessidades reais.
Quando sua equipe elabora campanhas de marketing na empresa, o objetivo é vender os produtos e serviços que ela produz. Mas, quando investe em endomarketing, você está vendendo as metas, os objetivos e a cultura organizacional da empresa para a sua equipe.
- Aumento da produtividade;
- Qualificação da equipe;
- Engajamento com as ações da empresa;
- Projeção de metas;
- Inovação constante;
- Qualidade na execução.
0 comentário