O que é pesquisa de mercado e por que ela é tão importante para o empreendedorismo?

O que é pesquisa de mercado e por que ela é tão importante para o empreendedorismo?

Como empreendedor, é provável que você já tenha ouvido falar sobre pesquisa de  mercado, ou até mesmo já tenha lido sobre em algum lugar.  

Mesmo assim, a ideia pode ter parecido vaga ou então, por já ser um tema tão discutido,  não foi algo que tenha dado tanta importância.  

A pesquisa de mercado é fundamental para o empreendedorismo, pois aumenta os  lucros e diminui ao máximo possíveis prejuízos. 

Ao longo do texto explicaremos o que é, o porquê de ser tão usada por empreendedores e  como você poderá se beneficiar com a pesquisa de mercado. Continue a leitura! 

O que é pesquisa de mercado?  

O que conhecemos por pesquisa não se difere muito do que é realmente a pesquisa de  mercado.  

A pesquisa de mercado é a coleta de dados sobre um nicho em questão que auxiliará  a empresa na tomada de decisões.  

Ela pode conter características comportamentais, hábitos de consumo e o comportamento  das outras empresas do ramo.  

Quanto mais informações sobre o público alvo e sobre os concorrentes tiver, melhor  será a qualidade da pesquisa de mercado. 

As vantagens da pesquisa de mercado 

É certo que todas as grandes empresas que conhecemos trabalham muito em suas  pesquisas de mercado.  

Até mesmo marcas consolidadas apostam em uma pesquisa antes de lançar um novo  produto ou reformular algum outro mais antigo.  

Tudo isso porque a pesquisa de mercado é simples, clara e objetiva. Sem contar com os  benefícios envolvidos, sendo eles:  

Conhecimento do cliente 

Conhecer e saber para quem você estará vendendo é fundamental.

Saber o que agrada seu público, o quanto ele estará disposto a pagar e como você pode  oferecer isso a ele pode ajudá-lo tanto na precificação quanto na estratégia de venda a ser  tomada.  

Conhecimento da concorrência 

A pesquisa de mercado o ajudará a conhecer a estratégia dos empreendedores com ideias  similares a sua, levantando seus pontos fortes e fracos.  

Tendo conhecimento disso, ficará fácil superar a sua concorrência e ser um diferencial.  Conhecimento dos fornecedores 

Através da pesquisa de mercado você encontrará os melhores fornecedores para o seu  negócio.  

Preço, qualidade e pontualidade de entrega serão fatores levantados durante sua pesquisa  e sua decisão poderá ser tomada facilmente ao comparar os dados.  

Conhecimento do mercado 

Este parece ser o ponto mais óbvio quando se trata das vantagens da pesquisa de  mercado, mas esse conhecimento não se limita apenas à sua ideia inicial.  

A pesquisa de mercado tende a acompanhar a trajetória de sua empresa durante todos os  anos de seu funcionamento, sempre sendo atualizada pelas tendências e novas  influências mercadológicas. 

Consolidação do público alvo  

Dentro do empreendedorismo, o público é o núcleo de tudo, afinal, é para eles que  entregaremos nosso produto e serão eles os principais responsáveis pelo sucesso da  marca.  

A pesquisa de mercado levantará informações importantes como idade, sexo, o que  procuram no produto, porque consomem o produto e com qual frequência o procuram.  

Isso o ajudará a definir coisas como o nome da sua marca, designer a ser adotado e as  estratégias de venda e precificação.  

Quais os tipos de pesquisa de mercado? 

Os estudos de mercado podem variar conforme as suas necessidades e objetivos de  pesquisa. 

Algumas pesquisas de mercado podem se basear unicamente em hábitos de consumo e  ter o seu foco em observar como e o quanto as pessoas consomem de determinado  produto. Esse tipo de pesquisa é fundamental para determinar demandas.  

Outras pesquisas podem ter seu foco na força de marca. Dentro desse tipo de pesquisa  você avaliará como sua empresa está sendo vista por quem a consome e por seus  concorrentes, podendo assim enxergar pontos de melhoria.  

Já na pesquisa de satisfação do cliente, você poderá colher os feedbacks que seus  consumidores têm a dar sobre o seu produto, não apenas sobre a imagem vista da marca, o  auxiliando a determinar aumento de preços e talvez apostas em novos produtos e/ou  segmentos.  

É importante também entender o que acontece dentro de sua empresa, por isso na  pesquisa de satisfação dos colaboradores você descobrirá como está o relacionamento  interno de sua marca.  

Lembre-se: a satisfação do colaborador refletirá em seu trabalho e consequentemente na  qualidade de seu produto.  

Use o melhor tipo de pesquisa para sua empresa

Não basta apenas conhecer o mercado e saber como funciona, também é preciso colocar  tudo isso em prática para obter lucro e ver sua empresa crescer cada vez mais.  

A pesquisa de mercado pode ser feita de duas formas: primária ou secundária.  

Na primária ela é feita pela própria empresa ou por um profissional contratado por ela, já na  secundária ela é realizada por terceiros, ou seja, outras empresas qualificadas.  

Por mais que existam inúmeros conteúdos na internet sobre a pesquisa de mercado, é  recomendável a contratação de um profissional apto a fazer a pesquisa. Assim, você  poderá ter todos os dados de forma precisa e garantir efetivamente o sucesso de sua  empresa.  

A EJFGV conta com um serviço de pesquisa de mercado que já levou vários  empreendedores a melhorarem suas estratégias. Entre em contato conosco e saiba  como podemos ajudar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.