Você já ouviu falar dos programas de benefícios corporativos?
Esses programas oferecem aos funcionários de uma empresa uma gama de recursos que são essenciais para uma boa qualidade de vida, bem-estar e satisfação com o ambiente de trabalho.
Investir em estratégias inovadoras para os colaboradores é muito importante para a manutenção da imagem da empresa, por isso as organizações devem sempre se preocupar com o seu diferencial.
Ficou curioso pra saber mais? Leia abaixo.
O que é um programa de benefícios para funcionários?
Os programas de benefícios para funcionários, ou também chamados de benefícios corporativos, são um conjunto de recursos oferecidos aos colaboradores de uma empresa, com o objetivo de gerar maior qualidade de vida, bem-estar, atrair e reter talentos, otimizar gradativamente a performance e o engajamento, etc.
Há uma categoria desses benefícios chamada de benefícios atraentes, que são aqueles articulados para as pessoas que trabalham na empresa, para facilitar o conciliamento entre a vida pessoal e profissional de cada um, isto é, todas as estratégias são construídas em cima disso.
Há também alguns que são obrigatórios e previamente previstos pelo regime CLT, os adicionais e, por fim, os opcionais. Entretanto, tendo em vista o aumento da competitividade de mercado, os benefícios que uma empresa oferece a seus colaboradores se tornou um aspecto fundamental na contratação de novos talentos.
Portanto, o objetivo maior desse programa de benefícios pode ser resumido na intenção de fornecer acesso a coisas que promovam impactos positivos na vida das pessoas, tanto no cotidiano profissional quanto na sua relação com o ambiente da empresa. Por isso, não é qualquer benefício que deve ser oferecido.
Em outras palavras, é dizer que o time responsável pelos recursos humanos precisa se atentar a todas as novidades, mantendo uma comunicação constante com as equipes e se informando sobre novas tendências emergentes. Esse é com certeza um passo essencial para garantir que a sua empresa irá realizar tudo da maneira adequada.
Por que oferecê-lo?
Bom, como dito acima, a competitividade vem crescendo cada vez mais no mercado, se reinventando com base em diversas demandas, e a busca por profissionais verdadeiramente capacitados, deu às áreas de RH uma nova tarefa: se reinventar e renovar conceitos pré-estabelecidos em relação aos benefícios para funcionários.
Contudo, contar com um programa que oferece bons benefícios não é algo vantajoso somente para os colaboradores que recebem esses recursos, uma vez que a empresa também pode receber muitas vantagens, o que é, de certa forma, refletido nos resultados dos números do negócio.
Será possível perceber colaboradores mais inspirados, engajados, motivados e apresentando uma melhor performance na medida em que estratégias de benefícios consistentes forem elaboradas para eles.
Além de tudo isso, podem haver também algumas prevenções de erros, como a necessidade de novas contratações, o que é diminuído com a garantia do bem-estar do funcionário no seu próprio ambiente de trabalho.
Quais as vantagens de oferecer benefícios corporativos?
Os programas de benefícios corporativos são fundamentais também para a empresa, uma vez que eles podem promover melhores desempenhos em atividades e também no engajamento dos colaboradores.
Desse modo, a equipe tende a seguir um caminho em direção a melhores resultados, que apresentam maior satisfação para o crescimento da empresa.
Além de tudo isso, os benefícios corporativos são essenciais também para a formação de equipes mais coesas, com conflitos em baixa escala e, principalmente, com muito menos rotatividade, um indicador importantíssimo para o RH.
Alguns benefícios desses programas são listados abaixo:
Colaboradores mais engajados
Essa é uma das vantagens mais importantes destes programas para a empresa. Com uma rede de benefícios a seu dispor, o colaborador perceberá que a empresa se preocupa com a sua qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Assim, será possível ter uma equipe bem mais satisfeita, com menos estresse, mais energia e produtiva.
Talentos atraídos e retidos
Ao contar com um programa de benefícios corporativos diferenciado, a empresa garante um maior destaque no cenário competitivo do mercado e tende a ser escolhida pelos profissionais que a procurarem, visto que os benefícios são atrativos e valorizam os candidatos.
É bom ter em mente também que pensar em benefícios corporativos que visam o bem-estar dos funcionários é sinônimo de pensar em métodos de retenção de colaboradores.
Até porque todo trabalhador quer se sentir bem no seu ambiente de trabalho. Portanto, quando o cuidado, o reconhecimento e a valorização são notados, o profissional pensará bem antes de sair da empresa.
Melhora na imagem da empresa
Os benefícios corporativos também auxiliam no processo de melhorar a imagem de alguma empresa. Isso pois, se um colaborador se sente bem trabalhando em determinado lugar, ele provavelmente irá falar coisas positivas acerca do seu trabalho, interna e externamente.
Toda essa satisfação dos funcionários contribui para a formação de uma marca empregadora em potencial, também chamado de Employer Branding.
Obviamente, não são só esses benefícios corporativos que ajudam a melhorar a imagem da corporação. Então, ter uma cultura organizacional satisfatória e um clima agradável são fatores positivos que agregam muito também.
Hoje em dia, os profissionais desejam maior qualidade de vida e valorização! E é por isso que buscam lugares onde terão essas coisas incluídas, como oportunidades de novos aprendizados e crescimento profissional, reconhecimento e também um clima organizacional bastante agradável.
Como criar um programa de benefícios corporativos?
Para traçar um plano de benefícios corporativos consistente, é imprescindível que a liderança e o departamento de RH elaborem estratégias que sejam compatíveis com o cenário financeiro da empresa e as necessidades dos funcionários. Alguns passos importantes são:
- Contar com uma política de benefícios obrigatórios e opcionais, com variedades de recursos;
- Converse com a sua empresa e entenda a sua realidade;
- Analise o mercado e os benefícios corporativos oferecidos em maiores escalas;
- Conte com um planejamento estratégico dos benefícios;
0 comentário